Cassilândia, Segunda-feira, 29 de Maio de 2017

Últimas Notícias

14/12/2005 10:49

Gestantes poderão ter acompanhante no parto pelo SUS

ABr/ Valtemir Rodrigues

As gestantes que vão dar à luz em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) já podem ter um acompanhante na hora do parto e no pós-parto. Uma portaria assinada pelo ministro da Saúde, Saraiva Felipe, garante o benefício a cerca de 2 milhões de mulheres.

A gestante poderá escolher o acompanhante que preferir: o marido, a mãe, a irmã ou uma amiga. Os hospitais têm prazo de seis meses para se adequar e reorganizar o espaço para que as grávidas possam levar seus acompanhantes.

Para a diretora do Departamento de Ações Programáticas do Ministério da Saúde, Cristina Boaretto, a regulamentação representa uma conquista para as gestantes que dependem do sistema público de saúde. Segundo ela ter um acompanhante tranqüiliza a mulher e melhora as condições do parto, contribuindo para o alívio da dor e a menor duração do trabalho de parto.

"A lei é muito importante. Com o acompanhante, o parto com certeza evolui melhor, a criança nasce melhor, tudo melhora quando ela (a gestante) está com menos estresse, menos medo, mais segura. Os resultados são para os dois, para mãe e o bebê", explicou.

Outra vantagem apontada pela diretora é a ajuda na redução do número de cesáreas no país. Hoje de todos os partos realizados 40% são cesáreas. A Organização Mundial de Saúde considera aceitável que a ocorrência de cirurgias nos partos seja de 15%.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Sexta, 26 de Maio de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)