Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/12/2005 10:49

Gestantes poderão ter acompanhante no parto pelo SUS

ABr/ Valtemir Rodrigues

As gestantes que vão dar à luz em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) já podem ter um acompanhante na hora do parto e no pós-parto. Uma portaria assinada pelo ministro da Saúde, Saraiva Felipe, garante o benefício a cerca de 2 milhões de mulheres.

A gestante poderá escolher o acompanhante que preferir: o marido, a mãe, a irmã ou uma amiga. Os hospitais têm prazo de seis meses para se adequar e reorganizar o espaço para que as grávidas possam levar seus acompanhantes.

Para a diretora do Departamento de Ações Programáticas do Ministério da Saúde, Cristina Boaretto, a regulamentação representa uma conquista para as gestantes que dependem do sistema público de saúde. Segundo ela ter um acompanhante tranqüiliza a mulher e melhora as condições do parto, contribuindo para o alívio da dor e a menor duração do trabalho de parto.

"A lei é muito importante. Com o acompanhante, o parto com certeza evolui melhor, a criança nasce melhor, tudo melhora quando ela (a gestante) está com menos estresse, menos medo, mais segura. Os resultados são para os dois, para mãe e o bebê", explicou.

Outra vantagem apontada pela diretora é a ajuda na redução do número de cesáreas no país. Hoje de todos os partos realizados 40% são cesáreas. A Organização Mundial de Saúde considera aceitável que a ocorrência de cirurgias nos partos seja de 15%.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)