Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gestante pode ter sido a primeira vítima da dengue este ano no Estado

Correio do Estado - 08 de fevereiro de 2014 - 16:50

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiga a primeira morte que pode ter sido causada pela dengue em Mato Grosso do Sul. A vítima é uma jovem de 24 anos, que estava grávida de 33 semanas. Ela morreu em Campo Grande, no dia 1º de fevereiro. Até a última atualização do boletim epidemiológico publicado pela secretaria, na quarta-feira (5), o Estado já tinha 1.150 notificações de dengue. A jovem que morreu em Campo Grande havia sido internada em Bonito no dia 31 de janeiro e, em seguida, transferida para a capital.

Conforme informações da SES, a jovem morava em Bonito e o caso de dengue foi notificado já em Campo Grande. Com o estado de saúde considerado grave, ela morreu no dia 1º, vítima de insuficiência respiratória. O caso foi classificado como suspeita de dengue grave.

A diretora em vigilância da SES, Bernadete Lewandowski, afirma que apenas a necrópsia pode confirmar se a morte da jovem foi decorrente de dengue, de fato. Os sintomas, diz, podem ser de outras doenças também. “Precisamos esperar o exame para confirmar. A necrópsia fica pronta em 10 dias”, afirma a médica.

Grávidas, crianças e idosos integram o grupo de risco da doença. Bernadete explica que estes são os grupos que mais inspiram cuidados em caso de dengue e, por isso, ao menor sintoma da doença, uma unidade de saúde deve ser procurada, para o início do tratamento. Outro risco é a automedicação em caso de dengue. O paciente só pode tomar medicamentos após recomendação médica.

SIGA-NOS NO Google News