Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/07/2015 15:21

Gentileza: gesto necessário

Professora Maria José de Assis

“Nós que passamos apressados pelas ruas da cidade merecemos ler as letras e as palavras de Gentileza.” Essa expressão é parte de uma estrofe da música “Gentileza” de Marisa Monte. Ela é uma reflexão para tal questão: Você é gentil na sociedade em que vive?

Hodiernamente, as pessoas estão numa correria danada. Trabalham o dia todo, andam de forma desordenada nas vias e se esquecem dos outros. Muitos chegam a xingar o motorista do carro ao lado, buzinam para o pedestre à sua frente. Onde está o ato de ser gentil com o nosso próximo? Não precisamos perder a paciência nesses momentos, necessitamos de ser seres humanos desprovidos do animalismo. Não custa nada esperar um minuto ou mais. Além disso, a educação nunca foi coisa do passado, sempre será uma arma que comanda a gentileza.

Mas há também aqueles que andam na contramão dessa situaçao acima. Estão sempre prontos a praticar um ato de simpatia. Quantas vezes não ligamos a TV ou vemos no nosso próprio celular, nas notícias de sites virtuais importantantes, histórias lindas, nas quais há um personagem protagonizando um ato de gentileza: acham objetos valiosos, dinheiro com documentos e procuram seus donos para lhes entregar esses pertences. Outros ajudam um cadeirante a atravessar a rua, ou até mesmo arriscam suas vidas para salvar a de alguém.

Não importa se temos pouco ou muito tempo disponível para sermos gentis, mas devemos atuar como coadjuvantes, ou até mesmo como protagonistas na novela da vida real. Nunca podemos agir como vilões, pois eles não sabem a lição de cidadania, de direitos humanos, tampouco são solidários com si próprios, pois ao sermos prestativos, gentis, estamos encenando um ato de felicidade, de amor. Sem contar que” gentileza gera gentileza”, como dizia o velho profeta Gentileza.

Precisamos arrancar as raízes do egoísmo, da intolerância, e plantarmos a semente de boa educação, seja ela regada pelas entidades estaduais, federais, pela escola, e principalmente em nossos lares, porque quando somos bem educados em casa, saímos distribuindo gentilezas . Esses conceitos nos são impostos desde pequenos. Quanto mais cedo começarmos irrigar a gentileza com nossos exemplos, mais rápido florescerão hábitos de cavalheirismo e sensatez em nossa sociedade.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)