Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gentileza: gesto necessário

Professora Maria José de Assis - 21 de julho de 2015 - 15:21

“Nós que passamos apressados pelas ruas da cidade merecemos ler as letras e as palavras de Gentileza.” Essa expressão é parte de uma estrofe da música “Gentileza” de Marisa Monte. Ela é uma reflexão para tal questão: Você é gentil na sociedade em que vive?

Hodiernamente, as pessoas estão numa correria danada. Trabalham o dia todo, andam de forma desordenada nas vias e se esquecem dos outros. Muitos chegam a xingar o motorista do carro ao lado, buzinam para o pedestre à sua frente. Onde está o ato de ser gentil com o nosso próximo? Não precisamos perder a paciência nesses momentos, necessitamos de ser seres humanos desprovidos do animalismo. Não custa nada esperar um minuto ou mais. Além disso, a educação nunca foi coisa do passado, sempre será uma arma que comanda a gentileza.

Mas há também aqueles que andam na contramão dessa situaçao acima. Estão sempre prontos a praticar um ato de simpatia. Quantas vezes não ligamos a TV ou vemos no nosso próprio celular, nas notícias de sites virtuais importantantes, histórias lindas, nas quais há um personagem protagonizando um ato de gentileza: acham objetos valiosos, dinheiro com documentos e procuram seus donos para lhes entregar esses pertences. Outros ajudam um cadeirante a atravessar a rua, ou até mesmo arriscam suas vidas para salvar a de alguém.

Não importa se temos pouco ou muito tempo disponível para sermos gentis, mas devemos atuar como coadjuvantes, ou até mesmo como protagonistas na novela da vida real. Nunca podemos agir como vilões, pois eles não sabem a lição de cidadania, de direitos humanos, tampouco são solidários com si próprios, pois ao sermos prestativos, gentis, estamos encenando um ato de felicidade, de amor. Sem contar que” gentileza gera gentileza”, como dizia o velho profeta Gentileza.

Precisamos arrancar as raízes do egoísmo, da intolerância, e plantarmos a semente de boa educação, seja ela regada pelas entidades estaduais, federais, pela escola, e principalmente em nossos lares, porque quando somos bem educados em casa, saímos distribuindo gentilezas . Esses conceitos nos são impostos desde pequenos. Quanto mais cedo começarmos irrigar a gentileza com nossos exemplos, mais rápido florescerão hábitos de cavalheirismo e sensatez em nossa sociedade.

SIGA-NOS NO Google News