Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Genro:Discutir reforma universitária é debater o futuro

Shirley Prestes / ABr - 16 de abril de 2004 - 15:26

O ministro da Educação, Tarso Genro, disse hoje que, apesar da expectativa sobre qual será a natureza da reforma universitária, o momento é decisivo para o futuro das instituições de ensino superior brasileiras. Para ele, a discussão sobre o futuro da universidade é um debate sobre o futuro do país.

Genro explicou que o esvaziamento das instituições nos últimos 30 anos - “com o aumento acelerado e irresponsável de vagas nas universidades privadas, muitas delas boas, mas outras em situação calamitosa” - gerou distorções brutais no ensino, a ponto de não permitir que os alunos de baixa renda cheguem às instituições públicas.

“Temos que ampliar o acesso, fortalecer a universidade pública, transformando-a em referência", defendeu o ministro. Ele proferiu a aula inaugural dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A reforma universitária e as diretrizes estabelecidas pelo ministério para o processo, em Santa Maria, na região central do estado, foram o tema de sua palestra.

Em sua terra natal, Tarso Genro também participou de uma homenagem a seu pai, morto no ano passado. Ele inaugurou a placa com o novo nome do prédio onde funciona o Legislativo local: Centro Democrático Adelmo Simas Genro.

SIGA-NOS NO Google News