Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/05/2004 22:57

Genro não acredita em corrida para as escolas públicas

Marina Domingos/ABr

- O ministro da Educação, Tarso Genro, não teme que haja uma corrida por parte dos alunos da classe média em busca de vagas na rede pública de ensino médio, a partir do anúncio de que 50% das vagas nas universidades públicas serão reservadas aos estudantes vindos dessas escolas. “Essa pressão já existe. O que estamos fazendo é regular essa pressão”, justificou.

De acordo com o ministro, a maioria dos alunos que disputa uma vaga nas universidades, seja pública ou particular, vem das escolas da rede pública de ensino, e por isso acredita que não ocorrerá inchamento do sistema. Hoje 80% dos candidatos cursam o ensino médio nas redes do Estado.

Além da cota para alunos da rede pública, o projeto que institui o Sistema de Cotas nas Universidades Públicas que será encaminhado ao Congresso, também irá respeitar a proporção de alunos negros e índios, utilizando como critério de acesso às vagas o percentual coletado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em cada estado. “Ao mesmo tempo em que não gera privilégios de ingresso para o indivíduo, gera afirmação da comunidade, na proporção que essa comunidade foi aferida pelo IBGE na região”, explicou o ministro.

Para selecionar os estudantes, as universidades vão utilizar o mesmo processo de seleção respeitando as notas exigidas para o acesso dos candidatos. “Ele vai exigir a nota mínima necessária para ingressar na universidade como o vestibular, que é classificação”, explicou Tarso.

O projeto de lei que institui o Sistema de Cotas nas Universidades Públicas foi apresentado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Social (CDES), juntamente com o projeto de lei do Programa Universidade Para Todos, que prevê a reserva de vagas para alunos carentes nas instituições particulares.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)