Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Genoino e Dirceu eram líderes do mensalão, diz procurado

22 de agosto de 2007 - 14:53

O procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza disse nesta quarta-feira (22), ao apresentar a denúncia sobre o esquema do mensalão ao STF (Supremo Tribunal Federal), que o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, eram os líderes do esquema. "Não é possível imaginar que um esquema desse porte tenha existido sem o envolvimento de algum membro do governo e de integrantes do partido do governo", afirmou o procurador em seu discurso no STF.

Outras figuras importantes na arquitetura do mensalão, segundo o procurador, eram Silvio Pereira (ex-secretário-geral do PT) e Delúbio Soares (ex-tesoureiro do partido). Para Souza, Genoino era a "principal face política" do esquema, ou seja, negociava os acordos com os partidos governistas, oferecendo "vantagem" em troca de apoio."Além do papel político indispensável pelo sucesso do esquema, Genoino tinha muita confiança em Marcos Valério."

Segundo a denúncia, Dirceu "homologava" todos os acordos negociados com os partidos da base aliada para garantir apoio político no Congresso. Delúbio Soares, sustentou o procurador, era o "principal interlocutor entre os núcleos do esquema", enquanto Silvio Pereira "articulava nomeações para cargos chaves do governo federal".

Para Souza, caso os acordos não tivessem nada de ilegal, eles teriam sido feito "à luz do dia". "Por que não fazer às claras como fazem as pessoas de bem? Por que os valores vinham em pacotes, sacolas, malas e dinheiro vivo? Por que o dinheiro era depositado em conta bancária no exterior não declarada à Receita Federal?", questionou.

Ele explicou também que o julgamento desta quarta-feira tem o objetivo de verificar se há indícios suficientes para abrir processo criminal contra os envolvidos, sem a função de condenar ou absolver os acusados. "Não se discute e nem pode ocorrer a condenação, não estão em julgamento instituições do Estado ou partidos", disse.

Souza disse que a denúncia deve obedecer a duas exigências - a descrição dos fatos e a apresentação de provas suficientes que justifiquem a abertura de processo. Na visão do procurador, a denúncia cumpre essas duas prerrogativas: "A denúncia contém de forma clara e detalhada a descrição dos fatos imputados."

Ele lembrou também que será garantido o amplo direito de defesa aos 40 acusados de envolvimento no esquema do mensalão. Entretanto, ele ressaltou que, diante da gravidade das acusações, uma investigação não pode deixar de ser feita. O argumento foi usado pelo procurador numa tentativa de convencer o Supremo a aceitar a denúncia contra os envolvidos do esquema.


G1

SIGA-NOS NO Google News