Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/09/2015 12:00

Gengivite pode levar a perda de dentes e comprometer a saúde geral do organismo

Portal Segs

As doenças da boca vão muito além de cáries e aftas, merecem atenção e o mesmo cuidado que problemas em outras áreas do corpo. Saúde bucal é sinônimo de organismo saudável, com sorriso bonito e bom funcionamento, por isso é necessário fazer a limpeza dos dentes e de toda cavidade da boca de maneira contínua, incluindo alimentação e outras práticas ideais, evitar o consumo de açúcar e não fumar são medidas essenciais para prevenir complicações.

A gengivite é a inflamação que consiste no acúmulo de placa bacteriana na região da gengiva. O resíduo acumulado se forma principalmente pela falta de escovação e uso de fio dental, é o tártaro produzido pelos resíduos de alimentos que se fixaram nos dentes. Pode infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas também atingir o tecido e o osso que suporta eles, levando a perda dentária. Isso ocorre a partir do momento que a infamação progrediu, evoluindo para a periodontite.

A área afetada fica avermelhada, inchada e costuma sangrar. No estágio inicial, o tratamento é a remoção da placa através da escovação em casa e limpeza local. Quando o problema avança e afeta o osso mais o tecido alveolar, a doença está no seu nível mais grave e provoca a retração da gengiva que faz com que os dentes fiquem soltos, chegando a provocar até a perda, de fato. Além desse dano, estudos mostram que as bactérias instaladas no tecido gengival podem espalhar-se na corrente sanguínea, alojar-se nas válvulas cardíacas e comprometer a circulação e funcionamento do coração.

Então, assim que os primeiros indícios são constatados é necessário urgentemente cuidar com mais cautela da higiene pessoal. Caso o problema permaneça é necessária a intervenção de um especialista para que o próximo estagie não evolua comprometendo o sorriso, e ele faça a limpeza dos dentes e boca em consultório. Por isso, é aconselhável realizar consultas anuais ao dentista para controle e check-up geral.

Desse modo, temos três níveis do problema: inflamação leve a partir da vermelhidão e sangramento durante a escovação, periodontite inicial quando a gengiva começa a se soltar permitindo que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, e o nível elevado da doença que é diagnosticado pelos dentes moles e destruição da base óssea.

Outras situações aumentam o risco de desenvolver a gengivite:

-Dentes desalinhados com pontas ásperas que podem perfurar o tecido interno. Aparelhos, dentaduras, pontes e coras que irritam a região provocando pequenos machucados agravam o risco de inflamação.

- Pode ser uma manifestação associada a enfermidades, como herpes labial, diabetes não controlado, epilepsia, AIDS, leucemia.

- Há também medicamentos que favorecem infecções, como uso contínuo de remédios para controle de pressão arterial e epilepsia.

- Período de gravidez e alterações hormonais aumentam a sensibilidade das gengivas

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)