Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gengibre: a raiz milenar e seus benefícios

Dicas de musculação.org - 01 de dezembro de 2015 - 11:00

O Gengibre, uma planta de nome científico Zingiber officiale, pertence à família das Zingiberaceae, presentes e originárias na Índia, precisamente na ilha de Java e também em algumas regiões chinesas. Muito utilizado hoje em dia, a história do gengibre se difunde a anos anteriores em nossos antepassados os quais aproveitavam, mesmo que sem saber os princípios científicos, todos os benefícios os quais esse poderoso alimento pode trazer.

Mas, quais são os tais benefícios do gengibre que o fazem um alimento milenar? Quais são sua propriedades benéficas ao corpo? No que ele pode auxiliar na saúde ou mesmo na performance esportiva? Descobriremos essas e outras perguntas a seguir…

Características do gengibre

Tendo origem asiática, em países como a Índia e a China, a planta originária do gengibre pode chegar a um metro de altura, possui folhas verdes bem escuras e nascem sob um caule duro, por baixo da terra e com uma espessura larga. Essa planta possui flores amarelas em formato tubular também. O Gengibre por si só é utilizado precisamente a sua raiz, sendo ela uma raiz tuberosa.

Esta raiz pode ser utilizada tanto na culinária como na medicina, pois é uma raiz forte e que pode dar sabores diferentes a suas preparações e além de tudo é um alimento funcional, pois ele possui algumas funções no organismo, como: melhora da digestão, circulação, respiração, desintoxicante, anti-inflamatória, bactericida e possui efeito termogênico, aumentando o metabolismo de forma natural.

Entre outros nomes que podem ser aderidos estão a Mangarataia e Mangaratiá.

Após a Ásia, o gengibre seguiu para a Europa, pois foi levado como mercado nas expedições europeias como mercadoria de bom valor para a culinária. Em nosso país, ele foi realmente ter força a partir de 1680 com o emprego de alguns naturalistas no país. Porém nessa época e antes dela a raiz era usada mais pelo seu fator culinário do que por benefícios funcionais. Isso foi descoberto bastante tempo depois com pesquisas cientificas e tudo mais.

Quais são os benefícios do gengibre?
Não é por acaso que o gengibre é utilizado há anos em diversas culturas, seja por suas propriedades medicinais, como iguaria ou mesmo como agente protetor de algo. Suas propriedades resultam-se de inúmeras substâncias nele presente. Seu óleo possui muitas dessas substâncias tais quais o cafeno, o zingibereno, a zingerona e o felandreno. Essas e outras substâncias conferem ao gengibre propriedades anti-inflamatórias, antibactericidas e ele, por si só, ainda é fonte de alguns importantes micronutrientes ao corpo.

Desde os tempos passados, nas primeiras civilizações, o gengibre já era utilizado para se fazer espécies de xaropes e outros medicamentos conta gripes, tosses, garganta inflamada e etc. Outra prática muito comum era de se mascar, o que, nos dias de hoje, é sabido que não é interessante por ações reversas que o alimento pode trazer, prejudicando assim a voz.

Até então, hoje o gengibre também é utilizado para o tratamento de outras inúmeras doenças e até mesmo a ressaca. Também, desde o Japão, tem-se o hábito do uso para massagens, por exemplo, que são utilizados no tratamento de dores articulares.

Tendo ação antibactericida e desintoxicante, ele é utilizado para combater algumas bactérias e até mesmo alguns fungos, por exemplo, os causadores de mau hálito. Essas propriedades o fazem ser utilizados para o combate de algumas bactérias que podem causar gastrites e úlceras. Além disso, supostamente o gengibre possui propriedades afrodisíacas, algo que não é totalmente comprovado.

Se tratando de fatores relacionados à estética, o gengibre também pode contribuir, visto que ele possui nutrientes com extremo poder de termogênese. Componentes termogênicos auxiliam na elevação do metabolismo basal fazendo com que naturalmente o corpo consuma mais calorias e consiga recrutar essa energia extra dos estoques no panículo adiposo. Além disso, eles apresentam-se como diuréticos e promovem a sudorese, o que favorece a eliminação de água subcutânea.

Rico em vitamina B6, essa é uma importante vitamina que serve como cofator no metabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), pois sem ela não há uma eficácia na primeira reação de catabolismo dos BCAAs, a transaminação pelas isoenzimas aminotransferase de aminoácidos de cadeia ramificada (ATACR).

Portanto, de maneira ampla, o gengibre pode ser utilizado tanto para fins relacionados com a saúde, quanto com a estética. Lembre-se que seu abuso pode ser prejudicial e pode fazer com que o corpo passe a não responder mais tão bem aos compostos do alimento.

- Combate bactérias;
- Desintoxicante;
- Anti-inflamatório;
- Possui efeito termogênico natural;
- Rico em vitamina B6;
- Combate mau hálito;
- Combate problemas estomacais: enjoo, gases, indigestão;

Forma de ingerir o gengibre

O Gengibre é amplamente utilizado na culinária há milênios, principalmente nas culinárias orientais, como a indiana, japonesa e chinesa. Sendo utilizado em bebidas, alimentos salgados e alimentos doces, esta raiz tem uma difusão muito grande nesse hemisfério do globo. Ele é grandemente utilizado em preparações que levem molhos a base de shoyu, em noodles entre outras várias.

No ocidente, com a popularização da culinária oriental, cada vez mais as pessoas tem adquirido o hábito de consumir o gengibre, seja na forma pura, em forma de extrato ou desidratado (pó ou pedaços). Apesar disso, a forma mais conhecida da utilização do gengibre é em forma de chá. Quem nunca recebeu uma recomendação de alguém mais velho para tomar chá de gengibre com limão ou gengibre, mel e limão quando estava gripado (a famosa receita de vó!).

É importante salientar que para que o gengibre tenha uma real eficiência no corpo humano, necessita ser consumido com certa frequência. Do contrário, ele não apresentará muitos efeitos e você não notará os resultados. Estudos mostram que de 2 a 4g por dia você já consegue obter os benefícios.

Efeitos colaterais do gengibre

Esta raiz não apresenta muitos efeitos colaterais. Apesar disso ela não é recomendada para mulheres grávidas, pois alguns estudos (não conclusivos) mostram que a raiz pode afetar os hormônios sexuais do feto e até chegar a um aborto. É contra-indicado principalmente nas semanas que antecede o parto. Por isso, mulheres grávidas fiquem de olho.

O gengibre também pode favorecer hemorragias, por isso é contra-indicado para pessoas que possuam distúrbios hemorrágicos. Além disso, alguns estudos demonstraram piora em pessoas que possuem doenças cardíacas e baixa dos níveis de glicose em diabéticos.

E ele também não é indicado para pessoas que façam uso de medicamentos anticoagulantes, pois o gengibre tem esta função e isso pode fazer com que o vegetal + o medicamento tenham interferência e causar hematomas e sangramentos.

Conclusão

O gengibre é uma raiz pouco utilizada ainda no ocidente, apesar da inserção da culinária oriental. Porém, há milênios os sábios povos orientais fazem uso constante desse alimento, seja em preparações alimentares ou mesmo em remédios caseiros. Sua versatilidade de consumo e inserção em preparações é vantajosa para isso.

Apresentando diversos benefícios para a saúde, o gengibre ainda pode contribuir para a estática, sendo um alimento de caráter termogênico e altamente eficiente em períodos de cutting.

Para obter os benefícios do gengibre, você deve consumi-lo com certa frequência, do contrário não terá grandes efeitos positivos.O excesso de gengibre é considerado prejudicial.

SIGA-NOS NO Google News