Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/09/2004 09:31

Genes de aranhas podem beneficiar indústria e área médic

Fernanda Diniz

A resposta para a obtenção de fios mais resistentes e flexíveis que podem beneficiar vários setores da indústria e a área médica, mais especificamente a sutura, está na própria natureza. A manipulação das proteínas encontradas nas teias de espécies de aranhas da biodiversidade brasileira – coletadas em três diferentes biomas: mata atlântica, Amazônia e cerrado - mostrou aos cientistas que a fibra da teia de aranha é um dos fios mais resistentes e flexíveis da natureza, capaz de agüentar o peso da própria aranha a 80 quilômetros de altura. Com esse conhecimento “em mãos”, pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Butantã se uniram para isolar os genes dessas aranhas e investir em técnicas de engenharia genética que permitam aproveitar essas características em prol do desenvolvimento industrial .

A primeira etapa de isolamento dos genes de interesse dessas aranhas já foi cumprida, como explica o coordenador da pesquisa na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Elíbio Rech. O próximo passo será colocar esses genes em algodão para produzir fios mais resistentes que, a princípio, atenderão à indústria têxtil. O objetivo, como explica Rech, é conseguir que a proteína da teia de aranha seja incorporada à fibra do algodão, tornando-a mais resistente. “Os avanços da indústria têxtil levaram a máquinas muito rápidas. Os fios do algodão não resistem a essa rapidez e se quebram”. Por isso, são necessários fios mais resistentes e, acima de tudo, mais flexíveis, para suprir essa indústria.

Segundo Rech, o que interessa de fato à indústria é conseguir reunir resistência e flexibilidade. O novo tecido, resultante do desenvolvimento dessa pesquisa, pode ter aplicação direta para a confecção de roupas esportivas e equipamentos de segurança, por exemplo. Por isso, despertou o interesse do Ministério da Defesa, depois de uma palestra apresentada por Rech no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro.

Mas as pesquisas com as proteínas das aranhas brasileiras não param por aí. Segundo o pesquisador, a transferência de seus genes para plantas de algodão é apenas uma das aplicações para essa tecnologia. Os cientistas pretendem também desenvolver plantas de soja transgênicas com genes das aranhas e utilizar animais como biofábricas para produção do polímero no leite de forma a obterem o fio.

As pesquisas ainda estão em fase inicial, mas como explica Rech, o mais importante foi conseguir dominar essa tecnologia, que pode resultar em inúmeras aplicações e benefícios para o desenvolvimento de diversos setores da economia brasileira. “Além disso, o fato de os estudos serem baseados em aranhas brasileiras permite agregar valor à nossa biodiversidade, o que já é muito positivo”, como afirma Rech.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)