Cassilândia, Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

24/07/2017 10:40

Geada seca vegetação, favorece queimadas e bombeiros trabalham em alerta

Correio do Estado

 

Depois de uma semana fria em todo Mato Grosso do Sul, com geadas em pelo menos 19 municípios, calor volta a predominar durante esta semana no Estado. As condições atmosféricas do período aliadas à secagem da vegetação, acelerada pela geada, favorecem a ocorrência de incêndios florestais. Por conta da situação, Corpo de Bombeiros trabalha em regime de alerta.

Chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior, de Corumbá, afirma que militares já estão com equipes extras nos quartéis, de modo preventivo.

“A geada queima a vegetação e deixa ela toda seca em uma semana, criando combustível para os incêndios”, explicou.

Segundo o militar, Corpo de Bombeiros trabalha com monitoramento das condições climáticas porque fatores como temperatura, vento e umidade relativa do ar influenciam diretamente nos focos de calor, início e propagação das queimadas.

Apesar da intensificação de queimadas em zonas rurais, cuidado deve ser redobrado também na área urbana.

Além de ser crime ambiental limpar terrenos com fogo, a baixa umidade do ar faz com que pequenos focos de incêndio se espalhem rapidamente.

“Tudo fica mais vulnerável a incêndios, inclusive materiais comuns usados nas residências no dia a dia. Quando a umidade relativa do ar está alta isso não ocorre com tanta facilidade, mas com o tempo seco, o fogo também se espalha mais rápido”, alertou Moreira Júnior.

Para evitar problemas, orientação é que a população adote medidas de prevenção, principalmente em relação a materiais mais propensos ao fogo, como madeira, papel e tecido.

Também é recomendado não atear fogo em quintais ou terrenos baldios; criar aceiros nos terrenos, com limpeza da vegetação num espaço de 1,5 metro ao redor para evitar que incêndios vizinhos consigam se propagar; recolher as folhas secas em sacos de lixo e não jogar bitucas de cigarro em locais onde há vegetação que possa servir de combustível.

Em casos de incêndio ou princípio de incêndio, população deve acionar imediatamente os bombeiros, pelo número 193.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Quinta, 21 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
06:20
Libertadores da América
Quarta, 20 de Setembro de 2017
21:22
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)