Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gasolina terá menos álcool na mistura nesta semana

Ana Paula Marra/ABr - 21 de fevereiro de 2006 - 18:10

O governo deve reduzir de 25% a 20% a mistura de álcool anidro na gasolina ainda nesta semana, segundo informou o Ministério da Agricultura. A decisão de reduzir a quantidade de álcool misturada à gasolina foi tomada depois de uma alta gradativa nos preços do álcool anidro. O aumento do álcool teve influência no preço da gasolina.

O governo havia fechado acordo no mês passado com os usineiros para que o preço do produto não ultrapassasse R$ 1,05 nas usinas. Em troca deste acordo, o governo prometeu aos representantes do setor sucroalcooleiro estudar um programa de estocagem do produto com o objetivo de diminuir as oscilações no preço do álcool nos períodos de safra, quando o preço tende a cair, e entressafra, quando geralmente há um aumento no preço do produto.

Os representantes do setor alegam que a alta do preço do álcool deve-se à entressafra e ao aumento da demanda com a entrada dos carros bicombustíveis no país.

Para implementar a redução do percentual de álcool anidro na gasolina, o Ministério da Agricultura está preparando uma resolução do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima), que deverá ser publicada no Diário Oficial da União ainda nesta semana.

A medida vai reduzir em 100 milhões de litros por mês a demanda de álcool anidro no mercado nacional. Atualmente, o Brasil destina 500 milhões de litros/mês desse produto para adicionar à gasolina tipo C. A resolução, que deverá ser publicada em breve, passará a valer imediatamente e não terá prazo para ficar em vigor, conforme informou o Ministério.

SIGA-NOS NO Google News