Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gasolina sobe em média 8% a partir deste sábado

10 de setembro de 2005 - 08:44

O aumento médio dos preços da gasolina e do diesel nos postos brasileiros deve chegar a 8% e 10%, respectivamente, segundo estimativa do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE). A Petrobras anunciou no final da tarde desta sexta-feira que reajustaria nas refinarias a gasolina e o diesel em 12% e 10%, respectivamente, a partir da zero hora deste sábado.

Os novos preços cobrados pela Petrobras já levam em conta a cobrança dos impostos Cide e PIS/Cofins, mas não o Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS).

Como os aumentos não incidem sobre os impostos estaduais, sobre os 25% de álcool que é misturado à gasolina, nem sobre as parcelas de distribuição e revenda, reajuste na bomba deve ser menor.

Em comunicado oficial, a empresa afirma que o reajuste leva em consideração o "novo patamar de preço do petróleo no mercado internacional". Este é o primeiro aumento dos combustíveis em todo o ano de 2005.

O último aumento de combustíveis havia ocorrido em novembro de 2004, quando o barril do petróleo negociado em Nova York rondava os US$ 50. De lá para cá, o preço da commodity no mercado futuro norte-americano subiu fortemente, chegando a ultrapassar os US$ 70 o barril por conta do furacão Katrina. O dólar, no entanto, perdeu valor frente ao real, o que ajudou a Petrobras a segurar o reajuste do combustível.

Os preços, segundo a estatal, foram ajustados "dentro de uma perspectiva de médio e longo prazos e estão em linha com as premissas definidas no Plano Estratégico de manter parametrizados os preços dos derivados ao mercado internacional".

No final de agosto, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou que a empresa não ajustaria seus preços enquanto houvesse volatilidade muito intensa no mercado.

No comunicado ao mercado desta sexta-feira, a Petrobras afirma que é com a remuneração recebida pela venda dos seus produtos que viabiliza o seu programa de investimento e vem descobrindo mais petróleo e gás.

As ações preferenciais da Petrobras avançaram 3,5% nesta sexta-feira na bolsa paulista, enquanto o índice Bovespa subiu 1,66%.


INVERTIA

SIGA-NOS NO Google News