Cassilândia, Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020

Últimas Notícias

13/06/2020 11:00

Gases Intestinais

Fonte: Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia

Redação
Gases Intestinais

O acúmulo excessivo de gases nas alças intestinais promove distensão, também chamada de meteorismo. Quando esses gases são também responsáveis por desconforto e/ou dor abdominal e excessiva eliminação pelo ânus, temos um quadro de flatulência.

Todas as pessoas produzem gases intestinais regularmente e, quando em excesso, devem ser eliminados. Esses gases são resultantes de um processo biológico normal, chamado fermentação, que ocorre durante a digestão dos alimentos.

Alguns grupos de alimentos são mais fermentáveis e, consequentemente, estão relacionados ao aumento da flatulência, como as leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha); vegetais crucíferos (repolho, couve-flor, brócolis, alcachofra); lactose, que é o açúcar do leite; amido (batata, cereais, trigo); sorbitol e frutose, que são carboidratos contidos naturalmente em diversos alimentos e muito usados como adoçantes em produtos industrializados; fibras, que são carboidratos não digeríveis e também podem sofrer fermentação pelas bactérias intestinais.

A flatulência excessiva pode ser causada também pela aerofagia (ingestão de ar em quantidade anormal). Além disso, pode estar relacionada a um problema de saúde subjacente que afeta o sistema digestivo como a má digestão, hipocloridria, disbiose, parasitoses e a síndrome do intestino irritável (Sll).

Os gases se acumulam no estômago e são eliminados através da eructação (arroto). Quando isso não ocorre são transportados até o intestino delgado onde são parcialmente absorvidos e o restante se dirige ao intestino grosso sendo eliminados através do ânus, na forma de flatos. Sabe-se que a quantidade de gases pode aumentar em casos de constipação intestinal.

Como controlar a distensão abdominal e o excesso de flatos?

Para controlar o desconforto causado pelo excesso de gases é preciso que o paciente evite a aerofagia, adote uma alimentação saudável e utilize certos tipos de medicamentos. Aqueles que são intolerantes à lactose devem evitar leite e seus derivados ou utilizar a enzima lactase. Probióticos são adjuvantes no tratamento de gases, pois são bactérias capazes de minimizar a fermentação dos carboidratos.

Atividade física é fundamental no auxílio da eliminação de gases, evitando a sua retenção. A ingestão satisfatória de líquidos durante o dia, pode ajudar no controle dos gases intestinais. Comer com calma, em ambiente tranquilo, mastigar muito bem os alimentos antes de engolir, não ingerir líquidos junto das grandes refeições são fatores essenciais para uma correta digestão e absorção dos nutrientes e, consequentemente, menor produção de gases.

Em casos muito sintomáticos, o médico poderá solicitar exames para avaliação da presença de afecções concomitantes. As intolerâncias alimentares (lactose e frutose) e o supercres- cimento bacteriano do intestino delgado podem ser detectados pelo teste respiratório do H2 expirado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 03 de Agosto de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Domingo, 02 de Agosto de 2020
19:51
Chapadão do Sul/Paranaiba
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)