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17/06/2011 08:00

GASES: Conheça dicas para evitar esse desagradável problema

Agência do Rádio

Apesar de ter sido convencionado socialmente como ato de má educação, a eliminação de gases intestinais é uma manifestação perfeitamente natural do organismo. Os gases são formados a partir do momento em que os restos de alimentos acumulados no interior do intestino começam a fermentar. O resultado desse processo é uma produção de cerca de três litros de gases por dia. No entanto, segundo o chefe do Departamento de Gastroenterologia do Hospital da Lagoa, do Rio de Janeiro, Luis Artur Juruena, o volume e a quantidade de eliminação dos gases variam de acordo com os hábitos e as características de cada pessoa.

\"A gente não pode colocar como regra, tem que ver a individualidade de cada um. Cada indivíduo é um universo. Há variedade de recepções, de sintomas, de percepções que cada um tem. Quem tiver com problema de gases que esteja atrapalhando muito deve consultar o gastroenterologia para verificar se há outro problema.\"

Existem alguns alimentos que favorecem as flatulências, como abacate, brócolis, feijão, melancia, leite e produtos lácteos. Mas não é apenas a alimentação inadequada que provoca os gases. Viajar de avião, por exemplo, pode aumentar a produção dos flatos. Isso porque passar horas sentado na mesma posição ingerindo alimentos fermentados e bebidas gasosas prejudica os movimentos intestinais. É o que explica o gastroenterologista Luis Artur Juruena.


\"No caso da viagem não é exatamente a altitude. Eu diria que o cuidado maior é o que se alimentar antes de viajar. É importante uma dieta sem substâncias que produzam muitos gases principalmente em viagens longas de 10, 12 horas de duração para o exterior. E a postura também, que a gente fica cada vez mais nos aviões de hoje.\"

O gastroenterologista do Hospital da Lagoa, do Rio de Janeiro, Luis Artur Juruena explicou também que o uso de medicamentos pode aliviar o desconforto do volume abdominal, mas não deve ser utilizado sem orientação médica. Além disso, praticar exercícios físicos e comer com tranqüilidade também favorecem a diminuição dos gases intestinais.

Reportagem, Débora Rocha


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