Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/06/2011 08:00

GASES: Conheça dicas para evitar esse desagradável problema

Agência do Rádio

Apesar de ter sido convencionado socialmente como ato de má educação, a eliminação de gases intestinais é uma manifestação perfeitamente natural do organismo. Os gases são formados a partir do momento em que os restos de alimentos acumulados no interior do intestino começam a fermentar. O resultado desse processo é uma produção de cerca de três litros de gases por dia. No entanto, segundo o chefe do Departamento de Gastroenterologia do Hospital da Lagoa, do Rio de Janeiro, Luis Artur Juruena, o volume e a quantidade de eliminação dos gases variam de acordo com os hábitos e as características de cada pessoa.

\"A gente não pode colocar como regra, tem que ver a individualidade de cada um. Cada indivíduo é um universo. Há variedade de recepções, de sintomas, de percepções que cada um tem. Quem tiver com problema de gases que esteja atrapalhando muito deve consultar o gastroenterologia para verificar se há outro problema.\"

Existem alguns alimentos que favorecem as flatulências, como abacate, brócolis, feijão, melancia, leite e produtos lácteos. Mas não é apenas a alimentação inadequada que provoca os gases. Viajar de avião, por exemplo, pode aumentar a produção dos flatos. Isso porque passar horas sentado na mesma posição ingerindo alimentos fermentados e bebidas gasosas prejudica os movimentos intestinais. É o que explica o gastroenterologista Luis Artur Juruena.


\"No caso da viagem não é exatamente a altitude. Eu diria que o cuidado maior é o que se alimentar antes de viajar. É importante uma dieta sem substâncias que produzam muitos gases principalmente em viagens longas de 10, 12 horas de duração para o exterior. E a postura também, que a gente fica cada vez mais nos aviões de hoje.\"

O gastroenterologista do Hospital da Lagoa, do Rio de Janeiro, Luis Artur Juruena explicou também que o uso de medicamentos pode aliviar o desconforto do volume abdominal, mas não deve ser utilizado sem orientação médica. Além disso, praticar exercícios físicos e comer com tranqüilidade também favorecem a diminuição dos gases intestinais.

Reportagem, Débora Rocha


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)