Responsável: Bruna Girotto - DRT/MS 1051
Cassilândia, Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Últimas Notícias

17/01/2013 06:47

Garis paralisam por falta de pagamentos de salário e parte do 13º

Redação
Desenho do Portal de São FranciscoDesenho do Portal de São Francisco

Os garis contratados pela empresa Cassol estão paralisados por falta de pagamentos do mês de dezembro e parte do décimo terceiro. Isto foi o que disseram ao Cassilândia News, na manhã de hoje (17/01). Eles estão concentrados em frente à sede da empresa, na Avenida Presidente Dutra, perto da Praça da Bíblia. Um deles teria conversado, por telefone, com o prefeito municipal e teria recebido a informação de que o dinheiro foi depositado para a empresa ontem (16), por volta das 10 horas.

Um dos garis disse que o encarregado prometeu cortar o ponto e, se este fato ocorrer, deverão procurar o Ministério do Trabalho. Outro também comentou não estar satisfeito com a atuação do Sindicato da classe.

No Brasil, os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas.

Em Portugal, eram conhecidos como almeida, em homenagem a um cidadão com Almeida no nome que foi diretor geral da limpeza urbana da capital portuguesa.

O nome gari também é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro - o francês Aleixo Gary.

EM HOMENAGEM A GARY
O empresário Aleixo Gary assinou contrato em 11 de outubro de 1876 com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro.

O serviço incluía remoção de lixo das casas e praias e posterior transporte para a Ilha de Sapucaia, onde hoje fica o bairro Caju.

Ele permaneceu no cargo até o vencimento do contrato, em1891.

Em seu lugar, entrou o primo Luciano Gary.

A empresa foi extinta um ano depois, sendo criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, cujos serviços deixavam a desejar.

Em 1906, a superintendência tinha 1.084 animais, número insuficiente para carregar as 560 toneladas de lixo da cidade.

Assim, da tração animal passou-se à tração mecânica, e depois ao uso do caminhão.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Dia do Gari: 16 de Maio

Dia do profissional da limpeza

Viver em uma cidade de ruas limpas e conservadas é desejo de todos. Mais que isso, é direito de cada cidadão. No dia do Gari - 16 de maio - a Turma do Plenarinho aproveita para mandar um abração de agradecimento para esse profissional que cuida desse nosso direito.

Afinal, é ele que cuida das cidades e também da nossa saúde. Por que da nossa saúde? Porque todos sabem que em ambiente limpo, dificilmente os bichinhos transmissores de doenças sobrevivem. Eles gostam mesmo é de sujeira!

 Com informações do Portal de São Francisco

Só a tÍtulo de curiosidade, quem é ou são os proprietários da empresa Cassol? Tanto se fala nessa empresa e jamAis ouvi entrevista deles, algum comentário dos mesmos, e aí na reportagem parece ser a prefeitura que toma conta, por isso o prefeito informa que houve o depósito, por isso a curiosidade. Atenciosamente,
 
Termy Ferreira de Lima em 17/01/2013 09:36:00
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)