Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/02/2016 10:30

Garanta a saúde nutricional do seu filho com a volta às aulas

24 Horas News

Em meio a tantas opções nas gôndolas do supermercado, às vezes fica difícil selecionar quais são os alimentos mais saudáveis e adequados para compor a lancheira das crianças, atendendo às suas necessidades, aliando sabor e saúde. Segundo Sérgio Vencio, endocrinologista que integra o corpo clínico do Laboratório Cedic Cedilab, na hora de escolher os lanches é preciso considerar a idade e a rotina dos pequenos.

"Muitas crianças ficam na escola em horários alternativos, então o primeiro passo é definir quais lanches a criança realizará na escola – lanche da manhã ou da tarde – e, no caso da escola oferecer lanche, verificar quais são as opções", salienta.

Quanto à idade, o médico explica que cada faixa tem suas necessidades nutricionais e, por isso, a quantidade de calorias e de alguns nutrientes deve ser adaptada. "Outro ponto que deve ser analisado é a intensidade da atividade física. Quanto mais exercícios forem praticados, maior é a necessidade calórica. Quanto às calorias, em geral, o lanche deve representar 15% das necessidades calóricas diárias, o que varia entre 150 a 250 calorias", afirma.

Quais alimentos podem e quais devem ser evitados

De acordo com a Dr. Sérgio, o lanche da manhã deve conter uma porção de frutas, uma de líquido e uma de carboidratos. Já o lanche da tarde deve contemplar os mesmos itens com a adição de uma porção de lácteos ou de proteínas. Se a criança for praticar alguma atividade física antes do jantar, ela pode comer uma porção de carboidrato (uma fruta ou um pão, de preferência integral), junto com uma bebida.

Quanto aos produtos industrializados, é importante lembrar que seu consumo deve ser moderado. "Por terem mais gorduras e açúcares que o ideal, devem estar menos presentes na lancheira. Sucos de caixinha, refrigerantes, bolachas e bolinhos com recheio ou cobertura devem ser abolidos de vez. Mas existem algumas opções viáveis com menos gordura e açúcar. O importante é conscientizar a criança de que ela deve dar preferência a alimentos mais saudáveis", alerta o endocrinologista.

Quando a única alternativa é comer na escola, o ideal é instruir a criança a não comprar frituras ou assados muito gordurosos, como o croissant, por exemplo. Os sanduíches e sucos naturais devem ser priorizados. "O ideal é que o lanche seja levado de casa, pois assim os pais têm mais controle sobre o que os filhos estão comendo. Conforme a criança for crescendo e tendo dificuldade de aceitar os lanches enviados, o diálogo é a melhor saída: conscientize seus filhos sobre o benefício da alimentação saudável e os riscos de uma dieta não balanceada", conclui o médico.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)