Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/11/2004 10:05

Ganho de pesa: confira os destaques da Expoinel/MS

assessoria

O encerramento da prova de ganho de peso da Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Nelore (ASCN) em parceria com a Embrapa Gado de Corte e com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) aconteceu no dia 16 de novembro integrando a 1ª Exposição Internacional do Nelore (Expoinel MS), que está acontecendo de 15 a 21 de novembro no parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Geraldo Ramos de Figueiredo, a prova começou no dia primeiro de junho quando os animais ficaram 56 dias submetidos a um período de adaptação com o mesmo manejo e alimentação para minimizar as diferenças de manejo a que estavam submetidos nas propriedades de origem. Após esse período a prova efetivamente começa e dura mais 112 dias. Durante esse período os animais continuam receber os mesmos tratamentos e passam a ser avaliados os ganhos de peso individuais de cada um. A Embrapa é responsável pela pesagem, manejo e análise de dados em todo o processo.

Esta foi a décima primeira prova de ganho de peso em Mato Grosso do Sul e a participação de animais só é possível se estiverem devidamente controlados com pai e mãe registrados pela ABCZ e possuírem idade entre 213 e 303 dias. Nesta edição foram avaliados 113 animais, sendo que um foi descartado por problemas nos testículos, restando somente 112. No final do processo os animais são classificados em quatro categorias, entre: Elite, Superior, Regular e Inferior. Segundo Figueiredo, de 13% a 14% dos animais ficam na categoria Elite. Os dados com os resultados ficam à disposição na associação para os criadores, sendo que cada criador decide se coloca o animal em outras prova. “O ideal”, diz o pesquisador da Embrapa, “é que os animais continuem a ser avaliados em outros testes”, conclui.

Nos resultados, divididos entra “prova A” e “prova B”, que avaliaram, respectivamente, animais de 213 a 258 dias e de 259 a 303 dias, apontaram 14 animais classificados como Elite. Na prova de 213 a 258 dias, o destaque foi o animal de propriedade do criador Geraldo Pinheiro. O bovino, filho do Bório Xaraes, possuía 245 dias, e alcançou ganho de peso médio de 1,045 quilos nos 112 dias, com peso final em 16 de novembro de 428 quilos. Na prova de 259 a 303 dias o destaque foi o animal filho do Lucha TE Estre, da Fazenda Serenata, de propriedade de Sérgio Sarian. Oanimal tinha 284 dias e atingiu peso final em 16 de novembro de 445 quilos, com ganho médio diário de 1,009 quilos nos 112 dias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)