Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ganhador da Olimpíada de Matemática derruba mitos

MEC - 29 de novembro de 2005 - 17:41

Paulo Santos Ramos, aluno da 6ª série de uma escola de Brasília, foi o vencedor da olimpíada nacional de matemática, promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. Surdo, cego e portador de doença que atrofia membros do corpo, Paulo concorreu com 10 milhões de alunos de 31 mil escolas espalhadas por todo o país.

Durante palestra feita para os professores que irão trabalhar nos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naah/S), que serão instalados pela Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) em todo o país, a professora da Universidade de Brasília, Denise Fleith, destacou que o fato vai bater de frente com os inúmeros mitos que ainda cercam a educação de superdotados. Entre eles, o de que somente pessoas oriundas de classes mais favorecidas e sem necessidades especiais podem ter potencial de superdotação desenvolvido.

Na palestra, Denise apresentou modelo de enriquecimento escolar que pode ser adaptado às diferentes realidades brasileiras. Atualmente, cerca de nove estados mantêm serviços de atendimento a superdotados em sala de recursos, com experiências bem-sucedidas, como no caso de Lavras, Minas Gerais.

Experiências como a de Lavras, que atua com o enriquecimento curricular de crianças superdotadas, serão mostradas no seminário. Distrito Federal e Rio Grande do Sul também irão expor os seus trabalhos.

Amanhã, 30, na parte da tarde, a diretora do Departamento de Políticas da Educação Especial da Seesp, Cláudia Griboski, apresenta a proposta dos Naah/S aos participantes do seminário. Em seguida, será a vez da coordenadora-geral de Desenvolvimento da Educação Especial da Seesp, Valéria Rangel, falar dos objetivos e planejamento dos núcleos.

Repórter: Murilo Milhomem

SIGA-NOS NO Google News