Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

G4 discute reforma do Conselho de Segurança da ONU

Agência Brasil/ Luciana Vasconcelos - 17 de julho de 2005 - 16:46

Representantes do Brasil, Alemanha, Índia e Japão estão discutindo a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em uma reunião neste domingo (17), em Nova Iorque (EUA). O governo brasileiro está sendo representado no encontro pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Os quatro países fazem parte do G4, grupo que reivindica assento permanente no Conselho.

Hoje, pela manhã, os integrantes do G4 se reuniram com o presidente da Assembléia Geral da ONU, Jean Ping. Logo após a audiência, visitaram o secretário-geral da organização, Kofi Annan. Agora à tarde, os membros do grupo estão reunidos com representantes da África.

O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países, sendo cinco permanentes (Estados Unidos, China, Rússia, Inglaterra e França). A proposta do G4 é aumentar para 25 o número de nações do Conselho. Desse total, 11 teriam assento permanente. O novo quadro seria composto pelos cinco países atuais e por mais outros seis, ainda a serem escolhidos. Os países do G4 reivindicam a inclusão nesse seleto grupo. As duas vagas restantes ficariam com o continente africano.

SIGA-NOS NO Google News