Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/05/2015 09:38

Futuro promissor da biomassa pode levar fábrica à Ribas

Rio Pardo News
Biomassa de madeira para geração de energia elétrica é um futuro promissor para Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/Internet)Biomassa de madeira para geração de energia elétrica é um futuro promissor para Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/Internet)

Atualmente, boa parte das 830 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto em Mato Grosso do Sul e que podem ser direcionadas para produção de energia a partir da biomassa, estão no município de Ribas do Rio Pardo. Dentro desse cenário favorável e de um futuro promissor mesmo em tempos quadros econômicos em baixa, a geração de energia por termoelétrica à base de biomassa de madeira pode contribuir significativamente para a vinda da fábrica de celulose da CRPE Holding, empreendimento anunciado em outubro de 2013, noticiado ao longo de todo 2014 que estaria sendo iniciado, mas que insiste em não sair do papel.

A Força da Biomassa - Muitos países situados ao norte da linha do Equador que não dispõe do mesmo potencial hidrelétrico que o Brasil, já usam a biomassa de madeira para geração de energia elétrica. Atualmente, em Mato Grosso do Sul tem hoje 830 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto para produção de energia a partir da biomassa. Já aprovada, a primeira termoelétrica será construída no município de Costa Rica. A segunda está em fase de estudos e deverá ser instalada em Ribas do Rio Pardo.

Diante deste cenário promissor, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promove no dia 04 de junho o Mais Floresta. O evento técnico acontece dentro da feira Três Lagoas Florestal, realizada no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza, em Três Lagoas (MS).

Segundo o professor e engenheiro florestal Carlos Lima, um dos palestrantes do Mais Floresta, existe fatores que alimentam as perspectivas de desenvolvimento do setor. “Temos terras disponíveis e temos tecnologia florestal para a produção desta biomassa florestal a custos competitivos. Temos também as tecnologias de conversões disponíveis”, afirma.

O palestrante destaca que, apesar de mais comum, o Eucalyptus não é a única entre as espécies florestais com bons resultados na produção de biomassas residuais. “O aproveitamento energético se constitui num ótimo potencial para agregar valor à biomassa florestal”, afirma, ressaltando que desde o final dos anos 90 existe vontade política de desenvolver o setor florestal em Mato Grosso do Sul.

Mais Floresta - A palestra do professor Carlos Lima, sobre o potencial da biomassa em MS, vai acontecer no dia 04 de junho, às 15 horas, durante o Programa Mais Floresta, na feira Três Lagoas Florestal, em Três Lagoas.

Serviço - O Programa Mais Floresta é organizado pelo Senar/MS e pela Paulo Cardoso Comunicações. Para mais informações sobre a programação acesse o site www.senarms.org.br/projetos/mais-floresta. As inscrições são gratuitas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)