Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/04/2016 11:00

Futebol pela manhã atrapalha rendimento?

Portal Educação Física

 

No Campeonato Brasileiro de 2015 surgiu uma inovação em relação aos horários de jogos: algumas partidas foram disputadas no período da manhã.

Cada ser humano possui seu relógio biológico, que regula hormônios, ritmo cardíaco, temperatura corporal, horários de sonolência e necessidade de descanso.

Particularmente em relação a uma partida disputada às 11h, não é o horário habitual que os atletas costumam competir. Entretanto é comum nos clubes profissionais que ocorram treinamentos nesse período do dia.

Apesar dos atletas estarem familiarizados com o treino pela manhã, a exigência é completamente diferente em relação a uma partida oficial, o que realmente causa uma influência negativa na performance atlética. Além disso, uma partida disputada às 11h, altera completamente os horários de alimentação dos atletas, que normalmente estariam almoçando no intervalo do jogo, fator que também afeta negativamente o rendimento.

Essa mesma particularidade também se reflete em jogos no período noturno, horário em que as equipes não estão habituadas a realizar treinamentos. Na Europa, algumas equipes costumam realizar sessões de treinamento no horário do jogo, essa prática não ocorre no Brasil.

Um estudo realizado pela Universidade de Chicago nos Estados Unidos revelou que é mais fácil atingir resultados satisfatórios quando realizado no final do dia. Dessa forma é correto afirmar que os jogadores não teriam a mesma performance atlética competindo pela manhã.

As partidas realizadas após às 21h, comum no calendário nacional, também demonstraram ter influência negativa no rendimento, já que sua realização ocorre muito próximo no período de sono, período em que o organismo já está reduzindo seu metabolismo.

Independente das relações negativas do horário do jogo, isso não justifica qualquer resultado adverso na partida, já que as duas equipes estavam sob a mesma influência e foram prejudicadas da mesma maneira.

Marcelo Algauer de Almeida
Formado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Professor universitário, preparador físico e faixa preta de Taekwondo.
malgauer@gmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)