Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Futebol: ano bom para o futebol paulista

Álvaro Neto, Federação Paulista de Futebol - 22 de dezembro de 2012 - 06:55

No ano de 2012, o futebol paulista reeditou um capítulo vitorioso de sua história, com cada um dos grandes clubes de São Paulo conquistando ao menos uma competição. A última e única vez em que um desempenho tão marcante aconteceu foi em 1998, há 14 anos.

Naquela ocasião, Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo comemoraram pelo menos um título na temporada. O time do Parque São Jorge, campeão da Libertadores e do Mundial neste ano, venceu o Brasileiro em 1998; os santistas, campeões do Paulista e da Recopa nesta temporada, conquistaram a Copa Conmebol há 14 anos; os palmeirenses repetiram a conquista da Copa do Brasil e ainda ganharam a Copa Mercosul em 1998; enquanto os são-paulinos que ganharam o estadual em 1998, ficaram com a Copa Sul-Americana em 2012.

Antagonismo santista

Primeiro time a comemorar uma conquista neste ano, o Santos viveu um bom 2012, em seu centenário. Após superar o Guarani na decisão, ficou com o título do Campeonato Paulista pela terceira vez consecutiva, além de derrotar o Universidad de Chile e conquistar a Recopa Sul-Americana. Já há 14 anos, o Santos do técnico Emerson Leão venceu a Copa Conmebol, em meio a uma verdadeira guerra contra o time do Rosário Central. As conquistas marcam momentos diferentes, pois naquela época, o time vivia um jejum de títulos, enquanto agora, se acostumou a comemorar e nos últimos três anos conquistou seis títulos.

Um dos personagens principais daquela conquista, o goleiro Zetti falou sobre a final dramática vencida pelo time da Vila Belmiro. “Tivemos problemas para sair do ônibus. A polícia acabou atirando pro alto para dispersar a torcida e quase não conseguimos chegar aos vestiários. Entramos em campo atrasados. Tínhamos vencido o jogo de ida por 1 a 0, com gol do Claudiomiro. Na volta, o Narciso foi caçado em campo, mas ele fez uma das melhores partidas dele com a camisa do Santos. Eu tive uma boa partida também”, declarou o arqueiro santista.

Zetti exaltou o valor dessa conquista. “A importância para quem participou daquele jogo e ganhou aquele título foi enorme. Quem viveu aquelas dificuldades, sabe o que foi. Me jogaram um rádio nas costas. Tudo o que passamos valorizou demais aquela conquista” concluiu.

Títulos e rebaixamento

Na atual temporada, o Palmeiras começou bem o ano, com a conquista do título da Copa do Brasil, ao vencer o time do Coritiba. A equipe paulista, comandada pelo técnico Luis Felipe Scolari, acabou focando seus esforços na competição em que se sagrou campeã e ficou numa situação difícil na competição nacional. Ao final do ano, o Palmeiras seria rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.

A situação do time alviverde era bem mais tranquila em 1998. O Palmeiras venceu dois títulos naquele ano em cima do rival Cruzeiro. A equipe paulista vivia um bom momento e, por coincidência, também era comandada por Felipão. O time do Parque Antártica levou a melhor sobre o time mineiro na Copa do Brasil a na Copa Mercosul.

Um dos heróis das duas conquistas do Palmeiras naquele ano, com gols marcados em momentos decisivos, Oséas relembra o time que deu muitas alegrias a sua torcida. “Aquele elenco era muito bom, unido, e muito forte. Nós tínhamos um treinador excelente, que era o Felipão. Jogadores técnicos, como o Alex e o Zinho e também altos e de força, como o Cléber e o Galeano. Ensaiávamos à exaustão as jogadas de bola parada e tínhamos o Júnior na lateral esquerda, que era excelente”, relembrou o atacante.

Títulos e revelações milionárias

O time do São Paulo reencontrou o bom futebol no segundo semestre de 2012. Com a chegada do técnico Ney Franco e boas atuações do elenco comandado por Lucas, o time do Morumbi chegou ao título da Copa Sul-Americana. No final da década de 90, o tricolor venceu seu arquirrival, o Corinthians, nas finais do Campeonato Paulista, sagrando-se como campeão.

Entre as duas conquistas, há a peculiaridade da presença de jogadores da base tricolor que despontariam para o futebol Europeu. Daquele time de 98, Denílson seria vendido ao Bétis da Espanha por cerca de 30 milhões de euros, um recorde para a época, enquanto do time de 2012, Lucas se transferiu ao PSG da França por 43 milhões de euros, estabelecendo um novo recorde.

Jogador com história na Portuguesa, o volante Capitão falou sobre o grupo são- paulino de 1998. “Fizemos uma campanha maravilhosa. Foi meu primeiro título paulista. Nosso time era excelente, de alto nível, com jogadores rápidos e habilidosos, com força de marcação e um conjunto muito forte. Tínhamos jogadores como Raí, Aristizábal, França, Denílson... enfrentávamos os adversários e víamos o respeito que tinham. Íamos para dentro de campo respeitando o adversário também, mas sabendo que podíamos ganhar”, declarou Capitão.

Bi brasileiro e ano perfeito

O Corinthians tem grandes motivos para comemorar em 2012. Com 102 anos de história, a equipe de Parque São Jorge conquistou pela primeira vez a Copa Libertadores da América, um desejo antigo da torcida. Para melhorar, a conquista do Mundial de Clubes da FIFA fechou o ano corintiano em grande estilo. Há 14 anos, o time do Corinthians também vivia um momento feliz em 1998.

Quem relembra a conquista do Campeonato Brasileiro do Corinthians é o volante Vampeta. “Foi o meu primeiro título nacional. O segundo do Corinthians. Tivemos jogos muito difíceis, mas também uma sequência muito vitoriosa do time do Corinthians. Nós tínhamos o Gamarra na nossa zaga, que dispensa comentários. O meio de campo que formamos: eu, o Marcelo (Marcelinho Carioca), o Ricardo (Ricardinho), o Rincón... vai ficar para história do Corinthians. Na frente, tínhamos o Edílson e o Mirandinha”.

Vampeta fala da evolução daquele Corinthians, que chegou ao primeiro título mundial em 2000 e traça um paralelo com o time atual. “Nosso time foi ficando cada vez melhor com o tempo. No ano seguinte chegou o Dida, chegou o Luizão, que foi um dos melhores centroavantes que o Corinthians já teve. E a base desse time chegou ao título mundial de 2000. É uma pena que o Gamarra não tenha disputado o mundial conosco, porque foi o melhor Corinthians que já vi” concluiu o ex-volante.

SIGA-NOS NO Google News