Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/03/2007 09:44

Funtrab estuda qualificação profissional para usinas

Marcio Breda - Notícias MS

O diretor-presidente da Funtrab (Fundação Estadual do Trabalho), Cícero Dávila, representantes de usinas de álcool do Estado e professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) discutiram na tarde de ontem, no departamento de aperfeiçoamento profissional da Fundação, na Capital, a criação de cursos técnicos e de qualificação profissional para trabalhadores e futuros profissionais do setor sucroalcooleiro.

A criação dos cursos atende as necessidades de qualificação profissional para as usinas que já operam no Estado e a novos projetos de instalação no setor. A proposta discutida é a instalação de cursos de média carga horária específicos, que poderão ser oferecidos dentro das usinas e nas comunidades no entorno. A UFMS e a Funtrab executarão qualificação técnica e as usinas oferecem o apoio logístico e operacional dos cursos.

“Essa é a primeira reunião com o setor sucroalcooleiro, que consideramos muito importante para a diversificação econômica do Estado. E para concretizar essa diversificação, é necessário que os profissionais que já atuam e os futuros trabalhadores desse setor em franca expansão sejam qualificados. Por isso é necessário estender esses cursos para as comunidades ao entorno das usinas já instaladas e em fase de instalação, possibilitando a qualificação de toda a cadeia produtiva local”, afirma Cícero Dávila.

Ainda segundo o diretor da Funtrab, existe uma sinalização positiva do Ministério do Trabalho para a transferência de recursos federais através do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para a viabilização de todos os cursos propostos. “Levantaremos ao longo do mês as demandas e trabalharemos uma agenda positiva, para que em até 90 dias os recursos possam ser transferidos e os cursos iniciados. Porém, em um primeiro momento, poderemos executar os cursos mais pontuais através de recursos estaduais”, garantiu.

Serão criados cursos nas áreas de eletro-técnica; instrumentação; mecânica industrial, automotiva e pesada; manutenção de máquinas; tornearia; limpeza e inspeção de equipamentos industriais; desenho técnico; eletricidade industrial; direção defensiva e transporte de cargas perigosas. Demais cursos ainda serão estudados de acordo com a demanda das 13 usinas de álcool instaladas em Mato Grosso do Sul.

De acordo com projeções da Secretaria Estadual de Produção e Turismo, o setor sucroalcooleiro pode crescer 73,8% nos próximos 4 anos, em relação ao número de indústrias instaladas. Os investimentos no Estado chegarão a R$ 8,9 bilhões com a geração aproximada de 66.863 empregos. Concretizado o crescimento, a área plantada de cana-de-açúcar pode terá um incremento de mais de 500%. Nesse caso, a capacidade de moagem das usinas chegaria a 86,7 milhões de toneladas/ano com produção de cerca de 607 milhões de toneladas/ano de açúcar e 2,6 bilhões de litros/ano de álcool, entre anidro e hidratado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)