Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Funtrab estuda qualificação profissional para usinas

Marcio Breda - Notícias MS - 13 de março de 2007 - 09:44

O diretor-presidente da Funtrab (Fundação Estadual do Trabalho), Cícero Dávila, representantes de usinas de álcool do Estado e professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) discutiram na tarde de ontem, no departamento de aperfeiçoamento profissional da Fundação, na Capital, a criação de cursos técnicos e de qualificação profissional para trabalhadores e futuros profissionais do setor sucroalcooleiro.

A criação dos cursos atende as necessidades de qualificação profissional para as usinas que já operam no Estado e a novos projetos de instalação no setor. A proposta discutida é a instalação de cursos de média carga horária específicos, que poderão ser oferecidos dentro das usinas e nas comunidades no entorno. A UFMS e a Funtrab executarão qualificação técnica e as usinas oferecem o apoio logístico e operacional dos cursos.

“Essa é a primeira reunião com o setor sucroalcooleiro, que consideramos muito importante para a diversificação econômica do Estado. E para concretizar essa diversificação, é necessário que os profissionais que já atuam e os futuros trabalhadores desse setor em franca expansão sejam qualificados. Por isso é necessário estender esses cursos para as comunidades ao entorno das usinas já instaladas e em fase de instalação, possibilitando a qualificação de toda a cadeia produtiva local”, afirma Cícero Dávila.

Ainda segundo o diretor da Funtrab, existe uma sinalização positiva do Ministério do Trabalho para a transferência de recursos federais através do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para a viabilização de todos os cursos propostos. “Levantaremos ao longo do mês as demandas e trabalharemos uma agenda positiva, para que em até 90 dias os recursos possam ser transferidos e os cursos iniciados. Porém, em um primeiro momento, poderemos executar os cursos mais pontuais através de recursos estaduais”, garantiu.

Serão criados cursos nas áreas de eletro-técnica; instrumentação; mecânica industrial, automotiva e pesada; manutenção de máquinas; tornearia; limpeza e inspeção de equipamentos industriais; desenho técnico; eletricidade industrial; direção defensiva e transporte de cargas perigosas. Demais cursos ainda serão estudados de acordo com a demanda das 13 usinas de álcool instaladas em Mato Grosso do Sul.

De acordo com projeções da Secretaria Estadual de Produção e Turismo, o setor sucroalcooleiro pode crescer 73,8% nos próximos 4 anos, em relação ao número de indústrias instaladas. Os investimentos no Estado chegarão a R$ 8,9 bilhões com a geração aproximada de 66.863 empregos. Concretizado o crescimento, a área plantada de cana-de-açúcar pode terá um incremento de mais de 500%. Nesse caso, a capacidade de moagem das usinas chegaria a 86,7 milhões de toneladas/ano com produção de cerca de 607 milhões de toneladas/ano de açúcar e 2,6 bilhões de litros/ano de álcool, entre anidro e hidratado.

SIGA-NOS NO Google News