Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fungo potente pode dizimar plantações de banana

Lúcia Nórcio/ABr - 07 de julho de 2004 - 09:28

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento está alertando os produtores de banana paranaenses para o risco de contaminação pela cigatoka negra, um fungo potente, capaz de dizimar a produção nas áreas atacadas.

O Paraná está adotando medidas preventivas contra a doença (mycosphaerella fijiensis) em função de ter sido registrado, no final de junho, um caso no município paulista de Miracatu. No Brasil, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima já lutam para conter a doença, que pode reduzir a produtividade a zero.

A Secretaria está preparando uma portaria para disciplinar as ações de controle no Paraná.
Cargas de bananas de outros estados só podem entrar no Paraná se tiverem a emissão de Permissão de Trânsito Vegetal Fundamentada em Certificado Fitossanitário de Origem, que o caminhoneiros obtêm na fiscalização estadual.

A transmissão da cigatoka negra se dá por esporos que podem ser levados pelo vento, mudas ou folhas infectadas.

No Paraná, são cerca de 6,5 mil pessoas diretamente envolvidas no cultivo da banana, em uma área de 9.970 hectares, com uma produção de 231.493 toneladas. As áreas de produção estão localizadas na região de Guaratuba e Guaraqueçaba, Cornélio Procópio e Andirá, Foz do Iguaçu.

O Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária pretende estabelecer parcerias com todos os segmentos envolvidos desde a produção, transporte e comercialização de bananas para evitar que a doença se alastre no Paraná.

SIGA-NOS NO Google News