Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

Últimas Notícias

21/11/2007 17:36

Fundo para sanidade avícola é criado em MS

Foi oficializada hoje (21), na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), a criação do Fundo Privado de Sanidade Avícola (FUPRISA). O objetivo é recolher recursos para indenização de doenças aviárias. “Nesse momento, não há focos de doenças, como a gripe aviária ou a new castel. Mas com o fundo, podemos nos antecipar e investir na sanidade”, aponta Ademar Silva Junior, presidente da FAMASUL.

O Fundo é mantido através de recolhimento do setor industrial, da área de genética, postura e corte. O conselho que administra o FUPRISA é composto por produtores rurais, representantes do setor produtivo, indústrias e conta ainda com a participação da Iagro e SFA. Nesse primeiro ano, o conselho será presidido pela FAMASUL. “A participação de órgãos de vigilância federal e estadual é para atender os pré-requisitos para a certificação regional do produto”, explica a fiscal f ederal do Ministério da Agricultura, Priscila Nogueira Ferraz.

Produção em MS

O setor avícola sul-mato-grossense ocupa o 6º lugar no ranking nacional, com mais de 470 mil aves por dia. Da produção total, 90% é destinada à exportação. Os principais importadores de frango do Mato Grosso do Sul são a União Européia, Rússia e Oriente Médio. Somente no Estado, o setor emprega mais de cinco mil pessoas.

De acordo com a assessora econômica da FAMASUL, Adriana Mascarenhas, o Estado conta com seis indústrias, “sendo que 100% trabalha com sistema de produção, ou seja, a indústria fornece ao produtor o animal (pintinho), a ração e muitas vezes até financia o aviário. Com isso o produtor tem o compromisso de entregar o frango pronto para o abate na indústria. Dos 1.200 aviários em Mato Grosso do Sul, 770 estão integrados a esses sistema”, complementa.



Autor: Luciana Modesto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Janeiro de 2019
09:00
Santo do dia
06:34
Cassilândia
Terça, 22 de Janeiro de 2019
09:00
Santo do dia
Segunda, 21 de Janeiro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)