Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/11/2007 17:36

Fundo para sanidade avícola é criado em MS

Foi oficializada hoje (21), na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), a criação do Fundo Privado de Sanidade Avícola (FUPRISA). O objetivo é recolher recursos para indenização de doenças aviárias. “Nesse momento, não há focos de doenças, como a gripe aviária ou a new castel. Mas com o fundo, podemos nos antecipar e investir na sanidade”, aponta Ademar Silva Junior, presidente da FAMASUL.

O Fundo é mantido através de recolhimento do setor industrial, da área de genética, postura e corte. O conselho que administra o FUPRISA é composto por produtores rurais, representantes do setor produtivo, indústrias e conta ainda com a participação da Iagro e SFA. Nesse primeiro ano, o conselho será presidido pela FAMASUL. “A participação de órgãos de vigilância federal e estadual é para atender os pré-requisitos para a certificação regional do produto”, explica a fiscal f ederal do Ministério da Agricultura, Priscila Nogueira Ferraz.

Produção em MS

O setor avícola sul-mato-grossense ocupa o 6º lugar no ranking nacional, com mais de 470 mil aves por dia. Da produção total, 90% é destinada à exportação. Os principais importadores de frango do Mato Grosso do Sul são a União Européia, Rússia e Oriente Médio. Somente no Estado, o setor emprega mais de cinco mil pessoas.

De acordo com a assessora econômica da FAMASUL, Adriana Mascarenhas, o Estado conta com seis indústrias, “sendo que 100% trabalha com sistema de produção, ou seja, a indústria fornece ao produtor o animal (pintinho), a ração e muitas vezes até financia o aviário. Com isso o produtor tem o compromisso de entregar o frango pronto para o abate na indústria. Dos 1.200 aviários em Mato Grosso do Sul, 770 estão integrados a esses sistema”, complementa.



Autor: Luciana Modesto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)