Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/06/2008 10:17

Fundo para pequenas empresas do Mercosul sairá do papel

Mylena Fiori/ABr

Tucumán (Argentina) - O Fundo para Pequenas e Médias Empresas do Mercosul, proposto pelo Brasil, começará a sair do papel amanhã (30), com sua aprovação pelo Conselho do Mercado Comum do Sul. A reunião da instância máxima do bloco será na véspera da 35ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e dos Estados Associados, que reunirá líderes sul-americanos em San Miguel de Tucumán, na Argentina.

A origem dos recursos e seu montante ainda não estão definidos. O certo é que o fundo não financiará as atividades dos pequenos empreendedores. Sua função será oferecer garantias para a obtenção de financiamentos em uma futura rede de bancos públicos e privados credenciados.

“O principal problema dessas empresas para acessar crédito é oferecer garantias. Muitas vezes, atuam na informalidade, e o dono da empresa tem que oferecer bens pessoais”, afirma o diretor do Departamento do Mercosul do Ministério das Relações Exteriores, ministro Bruno Bath.

Segundo Bath, o foco principal serão pequenas e médias empresas com atuação no Mercosul, preferencialmente que já atuem no bloco e que tenham alguma integração produtiva com países vizinhos.

A forma de administração do fundo ainda não foi definida, mas deverá contar com supervisão intergovernamental. De acordo com Bath, uma das possibilidades é que o gerenciamento seja feito por um profissional com experiência no setor financeiro, com supervisão de uma espécie de conselho de administração integrado por representantes das áreas econômicas dos países membros.

Caberá ao Brasil – que assumirá a presidência pro tempore do Mercosul – agilizar a formatação do Fundo pelo Grupo do Mercado Comum para lançamento na próxima Cúpula, em dezembro deste ano, em Salvador.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)