Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fundação têm livros gratuitos e acessíveis para cegos

Assessoria - 10 de dezembro de 2013 - 13:40

FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS

LIVROS ACESSÍVEIS

A Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalha há 67 anos visando facilitar a vida das pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão) por meio da inclusão. A instituição produz livros em formatos acessíveis – braille, impressão em fonte ampliada, falado e digital acessível Daisy – e os distribui gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para escolas, associações, bibliotecas e organizações que atendem a este o público em todo o País.

Segundo o IBGE, são mais de 6,5 milhões de brasileiros com deficiência visual, ou seja, são cegos ou têm visão subnormal. Os livros acessíveis proporcionam a este público o acesso à independência pessoal, formação educacional, cultural, profissional e atividades de lazer.

Livros em Braille

A Fundação Dorina tem uma imprensa braille com a maior capacidade de produção da América Latina e uma das referências mundiais em qualidade e complexidade de produção. No Centro de Transcrição Braille da Fundação Dorina Nowill para Cegos é feito um importante serviço: a produção de obras de qualquer gênero no sistema braille. Dessa forma, a instituição atende, individual e gratuitamente, às necessidades de material para estudo, pesquisa ou trabalho da pessoa com deficiência visual.

Há quem diga que nas últimas seis décadas não existe no Brasil uma só pessoa cega alfabetizada que não tenha tido em suas mãos pelo menos um livro braille, produzido pela Fundação Dorina. São milhares de páginas produzidas, por ano, em braille de livros didático-pedagógicos, paradidáticos, literários e obras específicas solicitadas por pessoas com deficiência visual.

Livro digital Daisy

O livro digital acessível no formato Daisy é também uma ferramenta para ampliar o acesso à informação, ao conhecimento e à cultura. Não só destinado às pessoas com deficiência visual, o formato também pode beneficiar aqueles que apresentam algum tipo de limitação à leitura, como idosos, disléxicos e pessoas com deficiência. A Fundação Dorina disponibiliza gratuitamente livros nesse formato para as pessoas com deficiência visual em todo o Brasil.

Disponibilizado em CD, o conteúdo pode ser acessado de maneira rápida e estruturada. O leitor pode visualizar o texto em vários níveis de ampliação da fonte e ouvir simultaneamente em voz sintetizada. O livro Daisy é editado com notas de rodapé opcionais, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e de sinais, além da pronúncia correta de palavras estrangeiras. Conheça os títulos disponíveis.

Pioneira no desenvolvimento de livros digitais em língua portuguesa, a Fundação Dorina Nowill para Cegos possui um moderno processo de produção de livros acessíveis no formato Daisy. Além de aperfeiçoar o sistema de produção remota e compartilhada de livros digitais acessíveis, a Fundação, por meio de uma parceria com o Ministério da Cultura, está capacitando outras instituições a produzir livros nesse formato, aumentando assim a oferta de obras digitais aos deficientes visuais.

O formato Daisy, adotado recentemente também pelo Ministério da Educação como um dos formatos de livros do Plano Nacional do Livro Didático, é reconhecido internacionalmente como o que há de mais moderno em acessibilidade de leitura.

Dorina Daisy Reader

O Dorina Daisy Reader - DDReader é um aplicativo aberto e gratuito para a leitura de livros digitais no formato Daisy. Foi desenvolvido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos para integração total com os arquivos nesse formato, produzidos em qualquer parte do mundo. Possui versões em português, inglês e espanhol.

Principais recursos do DDReader:

• Tutorial incorporado ao aplicativo

• Acesso a todos os comandos pelo teclado

• Eco de comandos em voz sintetizada

• Marcadores e anotações de usuário

• Busca por palavras e expressões

• Histórico de leitura de livros

• Soletração de palavras do texto

• Pronúncia correta de palavras em línguas estrangeiras

• Pronúncia expandida das abreviaturas no texto

• Ampliação do texto na tela

• Notas de rodapé adicionais

• Ajuste de preferências globais e por livro

A ferramenta é gratuita e pode ser baixada aqui: http://www.daisylatino.org/agora/doc.cfm?id_doc=2061. Para usá-la, deve-se clicar duas vezes no arquivo baixado e depois tecle enter para iniciar a instalação; e depois seguir as instruções do Instalador.

Neste link http://www.daisylatino.org/arqs/ddreader/A_Mao_e_a_Luva.zip é possível fazer o download do título “A Mão e a Luva”, de Machado de Assis.

Livro falado

A Fundação Dorina Nowill para Cegos produz, em seus dois estúdios, livros e revistas em áudio no formato MP3, com o objetivo de oferecer às pessoas com deficiência visual mais uma opção de acesso à informação atualizada, além de livros recém-lançados. A leitura é, para a pessoa cega ou para qualquer outro indivíduo, o veículo fundamental de desenvolvimento da comunicação. Não se restringe apenas à satisfação da necessidade de ler por prazer ou para obtenção de informação genérica, mas representa fator decisivo para a formação e desenvolvimento educacional, cultural, técnico e científico.

Biblioteca Circulante de Livro Falado

A Biblioteca Circulante de Livro Falado faz o empréstimo gratuito de livros falados a todas as pessoas com deficiência visual residente no Brasil. Para atender a necessidades e interesses educacionais e culturais das pessoas com deficiência visual, é oferecido um acervo variado com mais de 2.200 títulos em áudio, de diferentes autores e gêneros, entre clássicos da literatura nacional e estrangeira. É possível encontrar obras de leitura obrigatória para vestibulares e os mais recentes best-sellers.

Informações sobre a Biblioteca Circulante da Fundação Dorina

Para utilizar o serviço de empréstimos é preciso preencher ficha de cadastro específica.

A inscrição pode ser feita pessoalmente, pelo correio, por e-mail ou pelo site. O envio e devolução dos livros em áudio são feitos gratuitamente.

Atendimento ao público - 2ª a 6ª feira, de 8h às 17h

E-mail: [email protected]

Telefones: (11)5087-0991 / 5087-0990

SIGA-NOS NO Google News