Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

01/10/2016 06:40

Fundação Chapadão indica Paranaíba e Aparecida do Taboado para soja

Fundação Chapadão/Jovem Sul News

O setor produtivo da região Sul de Mato Grosso do Sul esteve reunido na terça-feira, 20 de setembro, na Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados (MS) para realizar a validação das informações que farão parte do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

O zoneamento é um instrumento técnico científico de política agrícola e de gestão de riscos na agricultura. A Fundação Chapadão foi representada pelo pesquisador em Fitotecnia, Dr. Jefferson Luís Anselmo, onde teve a oportunidade de conhecer o programa e as ferramentas utilizadas para se obter o ZARC.

O ZARC é uma ferramenta que indica ao produtor qual é a melhor época para se realizar o cultivo em cada região. Foi desenvolvido, pela Embrapa, para oferecer mais segurança e eficácia ao trabalho dos produtores rurais.

Os dados do ZARC são publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de prever a possibilidade de haver danos em plantios agrícolas devido às condições climáticas e geográficas, proporcionando redução nas perdas agrícolas. O sistema gera calendários de plantio e uma relação de municípios que indicam quando e onde uma determinada cultura terá mais produtividade.

Para elaborar os mapas que compõem o ZARC, são levados em consideração dados como: precipitação pluviométrica (chuva), temperatura máxima, mínima e média (diárias), consumo hídrico (representado pela evapotranspiração, ou seja, evaporação do solo e mais a transpiração da cultura).

Publicidade
Como novidade, os municípios de Paranaíba (MS) e Aparecida do Taboado (MS), da região do Bolsão estão aptos para semeadura de soja.

A Fundação Chapadão vem conduzindo ensaios nesses dois municípios nas últimas três safras agrícolas testando épocas e cultivares de soja. Trabalho este em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba, de Aparecida do Taboado e da Aprosoja (MS).

“Os experimentos consolidaram os resultados, dando sustentação para efetivação da inclusão destas áreas hoje estarem aptas ao plantio da soja”, afirma o Presidente da Fundação Chapadão Adriano Loeff.

A portaria incluindo os municípios de Paranaíba e Aparecida do Taboado no ZARC para soja foi publicada no Diário Oficial. “Esse fato é de fundamental importância, já que os produtores podem obter financiamento agrícola e seguro rural junto às instituições financeiras”, concluiu Adriano Loeff.

Fonte: Fundação Chapadão

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)