Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/10/2016 06:40

Fundação Chapadão indica Paranaíba e Aparecida do Taboado para soja

Fundação Chapadão/Jovem Sul News

O setor produtivo da região Sul de Mato Grosso do Sul esteve reunido na terça-feira, 20 de setembro, na Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados (MS) para realizar a validação das informações que farão parte do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

O zoneamento é um instrumento técnico científico de política agrícola e de gestão de riscos na agricultura. A Fundação Chapadão foi representada pelo pesquisador em Fitotecnia, Dr. Jefferson Luís Anselmo, onde teve a oportunidade de conhecer o programa e as ferramentas utilizadas para se obter o ZARC.

O ZARC é uma ferramenta que indica ao produtor qual é a melhor época para se realizar o cultivo em cada região. Foi desenvolvido, pela Embrapa, para oferecer mais segurança e eficácia ao trabalho dos produtores rurais.

Os dados do ZARC são publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de prever a possibilidade de haver danos em plantios agrícolas devido às condições climáticas e geográficas, proporcionando redução nas perdas agrícolas. O sistema gera calendários de plantio e uma relação de municípios que indicam quando e onde uma determinada cultura terá mais produtividade.

Para elaborar os mapas que compõem o ZARC, são levados em consideração dados como: precipitação pluviométrica (chuva), temperatura máxima, mínima e média (diárias), consumo hídrico (representado pela evapotranspiração, ou seja, evaporação do solo e mais a transpiração da cultura).

Publicidade
Como novidade, os municípios de Paranaíba (MS) e Aparecida do Taboado (MS), da região do Bolsão estão aptos para semeadura de soja.

A Fundação Chapadão vem conduzindo ensaios nesses dois municípios nas últimas três safras agrícolas testando épocas e cultivares de soja. Trabalho este em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba, de Aparecida do Taboado e da Aprosoja (MS).

“Os experimentos consolidaram os resultados, dando sustentação para efetivação da inclusão destas áreas hoje estarem aptas ao plantio da soja”, afirma o Presidente da Fundação Chapadão Adriano Loeff.

A portaria incluindo os municípios de Paranaíba e Aparecida do Taboado no ZARC para soja foi publicada no Diário Oficial. “Esse fato é de fundamental importância, já que os produtores podem obter financiamento agrícola e seguro rural junto às instituições financeiras”, concluiu Adriano Loeff.

Fonte: Fundação Chapadão

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)