Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fundação Chapadão indica Paranaíba e Aparecida do Taboado para soja

Fundação Chapadão/Jovem Sul News - 01 de outubro de 2016 - 06:40

O setor produtivo da região Sul de Mato Grosso do Sul esteve reunido na terça-feira, 20 de setembro, na Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados (MS) para realizar a validação das informações que farão parte do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

O zoneamento é um instrumento técnico científico de política agrícola e de gestão de riscos na agricultura. A Fundação Chapadão foi representada pelo pesquisador em Fitotecnia, Dr. Jefferson Luís Anselmo, onde teve a oportunidade de conhecer o programa e as ferramentas utilizadas para se obter o ZARC.

O ZARC é uma ferramenta que indica ao produtor qual é a melhor época para se realizar o cultivo em cada região. Foi desenvolvido, pela Embrapa, para oferecer mais segurança e eficácia ao trabalho dos produtores rurais.

Os dados do ZARC são publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de prever a possibilidade de haver danos em plantios agrícolas devido às condições climáticas e geográficas, proporcionando redução nas perdas agrícolas. O sistema gera calendários de plantio e uma relação de municípios que indicam quando e onde uma determinada cultura terá mais produtividade.

Para elaborar os mapas que compõem o ZARC, são levados em consideração dados como: precipitação pluviométrica (chuva), temperatura máxima, mínima e média (diárias), consumo hídrico (representado pela evapotranspiração, ou seja, evaporação do solo e mais a transpiração da cultura).

Publicidade
Como novidade, os municípios de Paranaíba (MS) e Aparecida do Taboado (MS), da região do Bolsão estão aptos para semeadura de soja.

A Fundação Chapadão vem conduzindo ensaios nesses dois municípios nas últimas três safras agrícolas testando épocas e cultivares de soja. Trabalho este em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba, de Aparecida do Taboado e da Aprosoja (MS).

“Os experimentos consolidaram os resultados, dando sustentação para efetivação da inclusão destas áreas hoje estarem aptas ao plantio da soja”, afirma o Presidente da Fundação Chapadão Adriano Loeff.

A portaria incluindo os municípios de Paranaíba e Aparecida do Taboado no ZARC para soja foi publicada no Diário Oficial. “Esse fato é de fundamental importância, já que os produtores podem obter financiamento agrícola e seguro rural junto às instituições financeiras”, concluiu Adriano Loeff.

Fonte: Fundação Chapadão

SIGA-NOS NO Google News