Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Funcionários dos Correios do DF continuam em greve

Agência Brasil - 22 de setembro de 2009 - 21:27

Brasília - Em assembleia realizada na tarde de hoje (22) os funcionários dos Correios do Distrito Federal votaram pela continuidade da greve. A empresa decidiu adiantar os salários dos funcionários - do dia 30 para o dia 25 - e pretende descontar os dias não trabalhados. Os salários já terão o reajuste de 9% proposto pela empresa.

“Querem descontar [do salário] os dias [da greve] para poder impor pra gente a volta na marra”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos no Distrito Federal e Entorno (Sintect/DF), Moysés Leme da Silva Neto. “Vai ser um roubo no nosso bolso, mas não na nossa consciência, na nossa dignidade”, concluiu.

Os Correios afirmam que o salário foi adiantado como forma de reconhecimento ao trabalho dos funcionários que continuaram trabalhando.

De acordo com Anai Caproni, representante do Comando Nacional de Negociação, os representantes dos trabalhadores pretendem entrar na Justiça amanhã (23) e pedir uma liminar para o cancelamento do desconto das horas paradas. Também amanhã, as lideranças devem ir ao Congresso conversar com parlamentares, segundo o presidente do Sintect.

Ontem (21), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) concedeu liminar aos Correios determinando à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) que seja mantido o contingente mínimo de 30% dos empregados em cada unidade dos Correios, sob pena de multa diária de R$ 50 mil por unidade em caso de descumprimento.

A audiência de conciliação e instrução no TST está marcada para a próxima quinta-feira (24). De acordo com o secretário-geral da Fentect, José Rivaldo da Silva, o contingente mínimo de trabalhadores exigido pelo TST está sendo cumprido.

Os funcionários dos Correios estão em greve desde o último dia 16. Eles pedem reajuste salarial de 41,03%. Os Correios oferecem reajuste de 9%, em acordo bianual. A paralisação já acarretou em atrasos na entrega de 40,5 milhões de correspondências e 441 mil encomendas, para um movimento diário de aproximadamente 33 milhões de correspondências e 770 mil encomendas.

Até agora, nove sindicatos aprovaram a proposta da empresa para fechamento de acordo coletivo de trabalho – Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Maria (RS), Bauru e Ribeirão Preto (SP) e Santos (SP) - de acordo com o secretário-geral da Fentect e com a ECT.

Há 25 sindicatos em greve. O sindicato de Uberlândia (MG) não aderiu ao movimento. Segundo os Correios, no sétimo dia da paralisação, o índice de adesão ao movimento no país caiu de 24% para 17%.



Edição: Lílian Beraldo

SIGA-NOS NO Google News