Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/04/2008 08:37

Função renal de pacientes melhora após revascularização

Agência Notisa

Função renal de pacientes melhora após revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea

Porém, pesquisadores recomendam no estudo publicado no ANZ Journal of Surgery que profissionais monitorem mais atentamente indivíduos com disfunção ventricular esquerda e que fizeram revascularização multiarterial.

Estudos têm sugerido que a cirurgia de revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea traz benefícios à função renal. Para investigar se esta hipótese encontra sustentação na prática clínica, Ogawa e colegas do Japão investigaram 451 pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio entre janeiro de 1999 e agosto de 2003. Segundo artigo publicado em abril no ANZ Journal of Surgery, 300 participantes foram submetidos ao procedimento sem circulação extracorpórea e os outros 151 com circulação extracorpórea.



Através de medidas dos níveis de creatinina nos períodos perioperatório, pré-operatório e pós-operatório, os autores conseguiram comparar os dois grupos. Vale lembrar que nenhum dos participantes foi submetido à diálise.



De acordo com a publicação, os autores notaram que enquanto 18,5% dos pacientes do grupo submetido ao procedimento com circulação extracorpórea desenvolveram insuficiência renal no pós-operatório, apenas 12,7% dos que realizaram a cirurgia sem circulação extracorpórea apresentaram este quadro. "A taxa de creatinina foi significativamente mais baixa no grupo sem circulação extracorpórea do que no grupo com circulação extracorpórea", destacam. Os pesquisadores identificaram ainda que os maiores preditores de deficiência renal no período pós-operatório dos pacientes submetidos ao procedimento sem circulação extracorpórea foram disfunção ventricular esquerda e revascularização multiarterial.



Assim, eles concluem que "revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea gera melhor proteção renal do que a com circulação extracorpórea". No entanto, destacam que "a função renal no perioperatório deve ser monitorada em pacientes que têm disfunção ventricular esquerda ou que foram submetidos à revascularização multiarterial, mesmo quando a revascularização do miocárdio tenha sido realizada sem circulação extracorpórea".



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)