Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Funasa: diminue desnutrição de índios em MS

01 de março de 2005 - 16:22

Uma avaliação feita no final de semana pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) indicou redução no número de mortes por desnutrição infantil em aldeias indígenas no estado do Mato Grosso do Sul. De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Indígena, Alexandre Padilha, 23,2% das crianças desnutridas saíram dessa situação nos primeiros meses do ano.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, Padilha citou também a redução no número de reincidências na região de Dourados (MS): "Nós temos dados que mostram uma queda do que chamamos de reincidência das crianças que eram internadas no Centro de Recuperação Nutricional. Elas saíam, voltavam para a aldeia e 60% delas logo retornavam doentes. Hoje, essa reincidência está em 10%."

Segundo o diretor, no entanto, a situação ainda "preocupa a todos e nós temos que manter a sociedade e a comunidade indígena mobilizadas para isso". Ele citou outros avanços: "Em 2004 atingimos a menor taxa de mortalidade infantil em povos indígenas, de 47 por mil nascidas vivas. Em 2002, eram 56 por mil, mas a taxa é muito alta se comparada com o restante da população brasileira".

As ações desenvolvidas pela Funasa desde o início do ano foram apontadas por Padilha como fundamentais para os resultados. Entre elas, lembrou o acompanhamento dos casos nas aldeias – "apesar da dificuldade de transporte, em algumas delas, só de helicóptero se consegue chegar" –e a freqüência na pesagem, medida e avaliação clínica das crianças. Também citou a busca de suplementação nutricional, com maior mobilização da comunidade e distribuição de cestas básicas. "Nós ainda temos um número importante de óbitos entre crianças, mas ele é o menor nos últimos anos", disse.

A Funasa conta com cerca de 10,5 mil profissionais de saúde em todo o país, explicou o coordenador, trabalhando em prevenção de doenças e desenvolvendo políticas de saneamento, dos cerca de 430 mil habitantes de terras indígenas no país. "Em 2004, foi investido o maior montante de recursos, R$ 22 milhões, em saneamento em áreas indígenas", informou.

SIGA-NOS NO Google News