Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/08/2006 14:39

Funasa de MS realiza oficina sobre aleitamento materno

Promover o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida e a introdução adequada de outros alimentos, com a permanência do aleitamento materno até os dois anos de vida da criança indígena. Esse é o objetivo da oficina pedagógica para a elaboração de material educativo em aleitamento materno e introdução de outros alimentos nos idiomas indígenas Terena e Kadiwéu, que a Coordenação Regional da Funasa de MS (Core-MS), realiza em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde.

Entre os dias 1º e 7 de agosto foi comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que esse ano teve como tema “Amamentação: garantir esse direito é responsabilidade de todos”. Na ocasião, a Funasa de MS foi homenageada pela iniciativa, durante evento de comemoração na governadoria. A Core-MS foi representada pela nutricionista do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Juliane Almeida Viveros.

De acordo com a nutricionista, “a oficina tem como meta desenvolver a elaboração de folder informativo e de divulgação, além de implementar dentro da política de saúde indígena, ações de valorização do aleitamento materno e da cultura da amamentação”, revela.

Por meio da oficina será possível identificar os conhecimentos tradicionais indígenas que envolvem a prática do aleitamento materno, hábitos alimentares das mães durante a amamentação e a forma de introdução dos alimentos às crianças. Os participantes vão colaborar ainda, na elaboração do material educativo, com textos ou frases consideradas importantes na língua materna, e com desenhos para facilitar a compreensão da comunidade.

Depois de confeccionado, os folders e cartazes serão distribuídos em escolas, postos de saúde e aos agentes indígenas de saúde (AIS) para auxiliar nas atividades educativas.

A oficina é voltada para AIS, professores indígenas, mulheres da comunidade onde a oficina for realizada e para equipes multidisciplinares de saúde indígena. Entre os dias 09 e 12 de agosto a oficina será realizada em Bodoquena para a elaboração do material na língua kadiwéu. E entre os dias 12 e 15 de setembro, será realizada em Aquidauana, onde será elaborado o material na língua terena.

Acompanhamento - O Programa de Vigilância Nutricional do Dsei acompanha, mensalmente, crianças indígenas menores de cinco anos e classifica o padrão alimentar dos menores de dois anos, por meio de visitas domiciliares realizadas pelos agentes indígenas de saúde. Dados do Dsei, de junho deste ano, mostram que 857 crianças indígenas de até seis meses, estão em aleitamento materno exclusivo no Estado, o que representa 91% das crianças dessa faixa etária.

“Durante as visitas nas aldeias, os agentes indígenas de saúde explicam sobre a importância do aleitamento materno e incentivam a prática”, afirma Juliane. Dentre os principais benefícios do aleitamento materno, a nutricionista destaca a proteção contra doenças infantis e o auxílio no crescimento da criança.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)