Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/03/2005 14:25

Funar e Sebrae/MS atendem agricultores familiares

Famasul Notícias

A parceria da Funar com o Sebrae deve garantir aos pequenos agricultores de Terenos a possibilidade de gerenciar sua produção e melhorar as condições de vida de suas famílias. O ComSol (Comunidades Rurais Solidárias) foi apresentado hoje aos representantes de associações de pequenos agricultores de Terenos, que puderam fazer um levantamento dos principais problemas das áreas rurais.

Dificuldades na área da saúde, logística, transporte e comercialização foram os principais pontos levantados pelos representantes. O projeto deve ser levado a outros cinco municípios do Estado, através da parceria entre a Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural), Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa de Mato Grosso do Sul) e Senar-AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) até maio desse ano.

Conforme explica a consultora e gestora de atendimento individual do Sebrae, Ana Augusta Santos, o ComSol vai disponibilizar técnicos que vão dar apoio a grupo de pequenos produtores na vertente de gestão, comercialização e produção. “O ComSol vai ajudar esse grupo a desenvolver planos de ação, planos de trabalho, de acordo com a vocação de cada comunidade”, explica.

A Funar tem a responsabilidade de selecionar os municípios devido às atividades dirigidas. Já o Sebrae/MS deve trabalhar as ferramentas gerenciais e agregar parcerias.

O consultor técnico da Funar, Sandro Mendonça, afirma que as entidades estarão coordenando os trabalhos e visitando os municípios de Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Bataguassu, Glória de Dourados e Fátima do Sul. “Vamos estar nas regiões desenvolvimento os processos educacionais e também trabalhando para que as comunidades consigam desenvolver o projeto”, comenta.

Para o coordenador do projeto e técnico agrícola, Antonio Minari Jr., a primeira reunião no município serviu para levantar os gargalos e as oportunidades para esses pequenos agricultores. A lista do que foi levantado deve ser discutida com os associados dessas entidades de produtores e depois, no dia 14 de março, levadas novamente para uma discussão no ComSol. “Vamos fazer um trabalho em grupo, com uma visão estratégica. Levantamos problemas para 12 anos de trabalho, que não está restrito a Terenos. São problemas de grande porte. Vamos ter que fazer o trabalho formiguinha”, disse.

O gestor do projeto em Terenos, Rui Carlos Moraes Gomes, irá coletar dados para fornecer informações às entidades que são gestoras desse projeto, ou seja, a Funar, Senar e o Sebrae. “O pequeno e o médio produtor não tem quem o oriente. Essa proposta deve ser a espinha dorsal para a pequena e média produção agrícola”, finaliza.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)