Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/11/2005 14:44

Fumar é a principal causa de doenças respiratórias

Agência Notisa

As doenças crônicas, incluindo a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ocupam atualmente as primeiras posições no quadro de morbidade e mortalidade do país. Para se ter uma idéia, um quarto de todas as hospitalizações de adultos com problemas respiratórios deve-se a doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Esse tipo de doença lidera o ranking das causas de mortalidade por problemas respiratórios em adultos. Nesse sentido, pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Federal de São Paulo resolveram avaliar a prevalência da doença e os fatores associados em uma população adulta da grande área metropolitana de São Paulo.



De acordo com artigo publicado na edição de setembro/outubro de 2005 dos Cadernos de Saúde Pública, “a DPOC é um importante problema de saúde pública, não só em função dos altos índices de mortalidade e morbidade, como também por ser passível de prevenção em várias ocasiões”. No estudo, todos os 963 pacientes foram submetidos a espirometria e a um questionário.



A equipe observou que mais da metade dos pacientes eram fumantes ou já haviam fumado, a maioria homens. Cerca de 20% do total já possuíam um histórico de 10 anos como fumante. Aproximadamente um sexto dos entrevistados relatou um histórico familiar de doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquite ou enfisema. Pouco mais de 70% possuíam sobrepeso ou obesidade e cerca de 3% já haviam sido internados na infância por problemas respiratórios.



A prevalência de DPOC foi de 15,8% e a doença associou-se positivamente com idade e tabagismo e inversamente com o índice de massa corporal. Segundo os pesquisadores, o controle do fumo preveniria um de cada quatro ou cinco casos de DPOC. “Parar de fumar poderia prevenir a ocorrência de milhões de casos da doença. Infelizmente, a história natural da DPOC é progressiva e irreversível depois de um determinado nível de dano causado aos pulmões. Nesse caso, o tratamento pode apenas aliviar os sintomas. A perda funcional dos pulmões pode ser reduzida se a pessoa parar de fumar. Essa é a única forma de aumentar a expectativa de vida de pacientes com DPOC”, afirmam no artigo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)