Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fumantes têm mais chances de desenvolver cegueira

Agência Saúde - 07 de dezembro de 2006 - 07:14

Considerado um dos grandes vilões da saúde, o cigarro é responsável por mais de 25 tipos de doenças. Recentemente, um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou mais um problema causado pelo tabaco. A pesquisa concluiu que fumantes têm o dobro de possibilidade de ficarem cegos por causa da degeneração da retina. Geralmente, as pessoas apresentam os primeiros sinais da doença a partir dos 65 anos, mas nos fumantes eles surgem mais cedo. O oftalmologista Renato Braz explica o porquê.

"Uma primeira possibilidade é alteração na circulação da retina, diminuindo a circulação da retina nessa região, que é o centro da retina, que a gente chama de mácula, onde acontece a degeneração. Então, o cigarro produziria uma redução da circulação nessa região. E, além disso, um outro fator é reduzindo os níveis de antioxidantes na nossa circulação, favorecendo, então, os processos degenerativos."

A degeneração macular atinge cerca de 100 mil pessoas por ano no Brasil. Os fumantes passivos e os ex-fumantes não estão livres do problema. A doença não apresenta cura e por isso é uma das principais causas de cegueira. No entanto, existem alguns tratamentos para diminuir o risco de progressão da doença, como destaca Renato Braz.

"Existem duas formas de degeneração macular. Uma forma seca, em que a gente faz apenas os antioxidantes e uma forma que a gente chama de úmida, ou exodativa, onde tem hemorragia também na retina. E nessa forma, especificamente, existem alguns tratamentos mais novos para diminuir a baixa da visão e aí entre elas entrariam o uso de laser especial, que é chamada terapia foto dinâmica, e, além disso, algumas medicações novas, que são injetadas intraocular, que são os antiangiogênicos."

O especialista afirma que, no caso da doença, o cigarro é apenas um dos fatores de risco. Para reduzir o perigo, além eliminar o tabagismo, é preciso evitar a exposição excessiva ao sol.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News