Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/12/2006 07:14

Fumantes têm mais chances de desenvolver cegueira

Agência Saúde

Considerado um dos grandes vilões da saúde, o cigarro é responsável por mais de 25 tipos de doenças. Recentemente, um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou mais um problema causado pelo tabaco. A pesquisa concluiu que fumantes têm o dobro de possibilidade de ficarem cegos por causa da degeneração da retina. Geralmente, as pessoas apresentam os primeiros sinais da doença a partir dos 65 anos, mas nos fumantes eles surgem mais cedo. O oftalmologista Renato Braz explica o porquê.

"Uma primeira possibilidade é alteração na circulação da retina, diminuindo a circulação da retina nessa região, que é o centro da retina, que a gente chama de mácula, onde acontece a degeneração. Então, o cigarro produziria uma redução da circulação nessa região. E, além disso, um outro fator é reduzindo os níveis de antioxidantes na nossa circulação, favorecendo, então, os processos degenerativos."

A degeneração macular atinge cerca de 100 mil pessoas por ano no Brasil. Os fumantes passivos e os ex-fumantes não estão livres do problema. A doença não apresenta cura e por isso é uma das principais causas de cegueira. No entanto, existem alguns tratamentos para diminuir o risco de progressão da doença, como destaca Renato Braz.

"Existem duas formas de degeneração macular. Uma forma seca, em que a gente faz apenas os antioxidantes e uma forma que a gente chama de úmida, ou exodativa, onde tem hemorragia também na retina. E nessa forma, especificamente, existem alguns tratamentos mais novos para diminuir a baixa da visão e aí entre elas entrariam o uso de laser especial, que é chamada terapia foto dinâmica, e, além disso, algumas medicações novas, que são injetadas intraocular, que são os antiangiogênicos."

O especialista afirma que, no caso da doença, o cigarro é apenas um dos fatores de risco. Para reduzir o perigo, além eliminar o tabagismo, é preciso evitar a exposição excessiva ao sol.

De Brasília, Eline Santos

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)