Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Frutas frescas dão sabor à ceia de fim de ano

Grupo Oba - 24 de fevereiro de 2016 - 13:00

Toda ceia que se preze precisa ter uma mesa de frutas bem caprichada e colorida. Para isso, vale à pena investir nas frutas típicas desse período, que estão bem mais saborosas, aromáticas, nutritivas e com preços mais acessíveis. Elas também são os personagens principais na decoração de pratos e preparo de receitas feitas especialmente para comemorar a data, como o tradicional peru de Natal e o bolo de frutas. Nectarina, ameixa, romã, figo, uva e pêssego estão entre as frutas frescas mais consumidas nesse período. 

Boas para serem saboreadas in natura, elas ficam ainda mais deliciosas em saladas, servidas com iogurtes, calda de chocolate ou uma bola de sorvete de creme. Vale à pena soltar a imaginação e preparar receitas diferentes para agradar toda a família.

Torta natalina de pêssego e espumante

Ingredientes

Para a massa:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

½ xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de manteiga

1 ovo

Para o recheio:

8 pêssegos sem casca e caroço, cortado em 4 partes

1 e ½ xícara (chá) de açúcar

3 xícaras (chá) de espumante

6 cravos da índia

1 colher (sopa) de gelatina sem sabor

3 colheres (sopa) de água quente

Modo de preparo

Para a massa

Em uma vasilha, coloque a farinha, o açúcar e a manteiga. Junte o ovo e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Cubra com filme-plástico e deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Pré-aqueça o forno em temperatura média (200 °C). Forre com a massa, o fundo e as laterais de uma forma redonda (26 cm de diâmetro) com aro removível. Leve para pré-assar por 10 minutos.

Para o recheio

Em uma panela média, coloque os pêssegos, o açúcar, o espumante e os cravos. Cozinhe em fogo médio por 40 minutos ou até que os pêssegos estejam macios e tenham formado cerca de 1 xícara de chá de calda. Retire os pêssegos da calda e arrume-os sobre a massa pré-assada. Reserve a calda. Volte ao forno por mais 20 minutos para que a massa asse completamente. Enquanto isso, dissolva a gelatina na água quente e misture com a calda reservada. Despeje sobre a torta morna e leve à geladeira para firmar. Mantenha na geladeira até o momento de servir.

Molho de romã e uvas verdes para carnes assadas

Ingredientes

1 romã grande

20 uvas verdes sem sementes cortadas ao meio

4 colheres (sopa) de amido de milho

3 xícaras (chá) de leite de soja

1 colher (chá) de sal

3 colheres (sopa) de margarina

Modo de preparo

Em uma panela, dissolva o amido de milho no leite de soja e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Depois, adicione o sal, as sementes de romã, as uvas sem caroço e a margarina. Misture delicadamente e sirva como acompanhamento para carnes brancas assadas.

SIGA-NOS NO Google News