Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/06/2011 14:19

Frio reduz acidentes e movimentos em postos de saúde

Campo Grande News/Vanda Escalante

Em Campo Grande, a temperatura mínima chegou a 8,3ºC nesta terça-feira (28). Ontem, a capital registrou 6ºC, com sensação térmica de 4ºC negativos. Entre todos os efeitos do frio, um dos mais perceptíveis é a diminuição do movimento nas ruas, já que o campo-grandense está acostumado a uma temperatura média anual em torno dos 23,19ºC. Quando os termômetros baixam, o efeito imediato no comportamento é todo mundo “entocado” em casa.

Menos motos - O menor movimento nas ruas, que pode ser atribuído ao frio, tem como “consequência boa” a redução do número de acidentes de trânsito. “Nós não temos uma estatística, ou um comparativo exato, mas o que se observa assim, empiricamente, é que nos dias frios diminui o número de acidentes”, avalia o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande), Rudel Trindade.

De acordo com a análise de Rudel, a relação com o frio pode ter fundamento no menor número de motos em circulação, lembrando que a maior parte dos acidentes registrados em Campo Grande envolve motocicletas. “Com o frio, as pessoas saem menos de moto, e as que andam, trafegam em menor velocidade”, comenta.

Vagas para consulta - Onde também se percebe a redução do movimento nos dias mais frios é nos postos de saúde. Com o frio, muita gente deixa de comparecer às consultas agendadas.

Na manhã de hoje, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Coronel Antonio sobravam vagas para consulta com todos os profissionais médicos que atendem ali. Bom para quem foi procurar atendimento porque já pode fazer a consulta na mesma hora.

“Quando acontece de o paciente faltar, a gente completa as vagas ociosas encaixando quem vem ao posto para marcar consulta”, explica a gerente da UBS, Évora Becker Roher.

Em todas as UBSs, a maior parte das vagas é destinada aos pacientes vinculados nos diversos programas (hipertensão, diabetes, saúde da mulher, etc.). Na UBS Coronel Antonino, são onze médicos: seis clínicos gerais, quatro ginecologistas e um pediatra. Cada um atende uma média de 16 consultas por dia. Na manhã de hoje, cada médico atendeu, em média, quatro pacientes de “encaixe”. Também na manhã de hoje, 12 pacientes deixaram de comparecer ao laboratório da UBS para colher sangue conforme estava agendado.

Pronto atendimento - A menos de uma quadra da UBS Coronel Antonino, fica a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro. Nesse caso, a redução do movimento é menor, mas também é perceptível e fica entre 10% e 15% abaixo dos dias sem frio.

De acordo com informações da gerência da UPA, o que diminui é a demanda por atendimentos mais simples, que nem precisam necessariamente ser executados ali, como troca de receitas e consultas por quadros clínicos que não são classificados como urgência ou emergência, e podem ser resolvidos nas UBSs.

Por outro lado, o frio faz aumentar o número de atendimentos por problemas respiratórios, especialmente em pessoas idosas e crianças. Na pediatria da UPA, a maioria dos casos atendidos tem sido de crises de asma e bronquite, além de quadros de pneumonia, amidalite, otite e conjuntivite.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)