Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/08/2005 10:29

Frigoríficos voltam a exportar carne para os EUA

ABr

Sete frigoríficos podem voltar a exportar carne bovina industrializada para os Estados Unidos, informou o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa)do Ministério da Agricultura, Nelmon Oliveira da Costa. A suspensão havia sido decidida pelo ministério em maio passado, como medida preventiva para ajustes em alguns itens do acordo sanitário firmado entre os dois países.

O ministério decidiu liberar as exportações de carne bovina industrializada para os EUA por estes sete estabelecimentos depois de feitas as adequações no serviço de inspeção e nas operações dos frigoríficos. Além disso, três laboratórios brasileiros foram autorizados a realizar análises oficiais.

A medida é resultado da segunda visita ao país de técnicos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em julho. Na primeira viagem, foram feitas auditorias em outras seis plantas, que já foram autorizadas a retomar as vendas. Nesta segunda fase de visitas, apenas um frigorífico, de Barretos (SP), não poderá vender carne industrializada para o mercado americano.

Em setembro (8 a 23), será realizada mais uma auditoria pelos Estados Unidos, com visitas a mais oito estabelecimentos. Ao todo, nas três visitas feitas ao Brasil serão inspecionados 22 frigoríficos. Dados do Ministério da Agricultura mostram que as vendas de carne de gado industrializada para os Estados Unidos renderam ao Brasil US$ 197 milhões em 2004.

Como medida preventiva, o ministério suspendeu as exportações para a União Européia do frigorífico Minerva, unidade de Barretos (SP). Outras duas plantas da empresa continuam exportando normalmente. A medida se justifica pelo não cumprimento das normas exigidas tanto pela missão americana quanto pelo Dipoa, mesmo a empresa tendo 30 dias para se adequar às especificações sanitárias. Além disso, o ministério também identificou irregularidades em relação às regras estabelecidas especificamente por países europeus.

Com informações do Ministério da Agricultura.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)