Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Frascos sempre têm quantidade superior a dez doses de vacina, diz instituto

Campo Grande News - 25 de maio de 2016 - 10:30

O Instituto Butantan emitiu uma nota explicativa do processo de produção de vacinas contra o vírus causador da gripe H1N1 em que afasta a hipótese levantada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) de que teria recebido doses a menos por frasco.

Segundo o fabricante, todo processo é automatizado e os frascos recebem volume maior do que o equivalente a 10 doses para garantir o fornecimento correto.

O argumento de que frascos estariam vindo com apenas 8 doses foi apresentado diante da constatação de que o município recebeu do Estado 32 mil doses a mais do que o público vacinado.

Ontem, a Prefeitura informava que ainda haviam 18 mil nos postos, 8 mil para imunizar população carcerária e, atualizando a cobertura atingida, ainda faltava justificar o paradeiro de 3,1 mil doses.

Confira, na íntegra, a nota do Instituto Butantan:

A fabricação de imunobiológicos pelo Instituto Butantan segue rigorosos padrões, com todos os processos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No caso da vacina da gripe, envasa-se sempre uma quantidade superior à correspondente a dez doses (5ml), de forma a garantir a existência de dez doses por frasco, de acordo com a especificação descrita no registro do produto. O processo de envase é totalmente automatizado. É importante destacar que, ao ter toda a linha de produção da vacina influenza (gripe) certificada pela Anvisa, em 2014, o Instituto Butantan se tornou o primeiro laboratório público brasileiro a receber Certificação de Boas Práticas de Fabricação para uma linha completa de produção.

SIGA-NOS NO Google News