Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Franquias representam quase 2% de todas as riquezas

Keite Camacho/ABr - 19 de julho de 2005 - 10:11

Com um faturamento anual de R$ 32 bilhões, o sistema de franquias representa hoje 1,7% da soma de todas as riquezas do país, o chamado Produto Interno Bruto (PIB). E o setor ainda cresce: teve expansão de 9% no ano passado e, para este ano, projeta-se um crescimento de 10%. Os números são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Se você quer vender produtos de uma determinada marca conhecida no mercado, mediante o pagamento de uma taxa, você pode estar interessado em abrir uma franquia. Na definição do Novo Dicionário de Economia, de Paulo Sandroni, trata-se de comercializar produtos ou serviços, utilizando uma marca e operando dentro de um padrão de qualidade. Em troca, o franqueado paga uma taxa de utilização ao franqueador.

Ao contrário do que se pensa, 90% das franquias são nacionais. Geram, em média, 30 mil empregos diretos por ano e são pelo menos 804 redes operando no país, com 59 mil pontos de venda ou de serviço.

Mundialmente, o Brasil é o sexto colocado nesse mercado. Na sua frente estão Estados Unidos, Japão, China, Filipinas e Canadá. Para Ricardo Toledo de Camargo, diretor-executivo da ABF, este é um mercado vantajoso e mais seguro que o do empreendedor individual. Ele explica que, enquanto uma empresa convencional tem uma taxa de sucesso de 45%, o índice de fechamento de empresas franqueadas é de apenas 2,5% ao ano.

"Naturalmente, que o investimento na franquia é muito mais seguro, em função de toda a estruturação que a empresa tem que ter, de toda a assessoria prestada ao franqueado", afirma. A média de retorno do investimento é de dois a três anos. No entanto, para que o retorno seja o previsto, Toledo alerta que o interessado em abrir uma franquia deve levantar o total de capital de que dispõe, para investir inicialmente menos de 50% do valor total do negócio.

SIGA-NOS NO Google News