Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Franceses estudam investimento de R$ 30 milhões em MS

31 de janeiro de 2007 - 15:36

O Grupo francês Rousselot, segundo maior produtor mundial de gelatina, apresentou hoje de manhã a secretária de Produção (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, um projeto de construção de uma planta industrial para produção de gelatina, tendo como matéria prima principal a pele bovina. Em fase de avaliação, o grupo veio ao Estado buscar informações que, segundo o presidente da unidade argentina do grupo, Hugo Burdman, serão decisivas para escolha do local onde devem ser investidos os R$ 30 milhões propostos no projeto.

Segundo Tereza Cristina, são fatores determinantes do empreendimento a matéria prima, infraestrutura, logística, mão-de-obra, clima, incentivos e o apoio institucional do governo estadual que, para ela, seria o maior interessado. “A oportunidade vem ao encontro da política de desenvolvimento do governo atual que, além de buscar a diversificação da base produtiva, tem como meta primordial agregar valor aos produtos aqui produzidos”, ressalta a secretária.

Com capacidade de produção a ser instalada de 4 mil toneladas/ano na primeira fase, com possibilidade de expansão, 80% será destinado para exportação e o restante para abastecer o mercado interno. Com uma participação total de cerca de 20% da produção mundial, Burdman explicou que a gelatina servirá de base para produção alimentícia e de produtos farmacêuticos.

Atualmente cerca de 100 plantas do mesmo segmento estão distribuídas no mundo, sendo que apenas oito se encontram instaladas no Brasil. De propriedade do Rousselot, 10 unidades se encontram instaladas principalmente na Europa e Estados Unidos. Caso o empreendimento seja confirmado, esta será a primeira unidade do grupo no Brasil e a primeira do segmento no Estado. A viabilização desse empreendimento poderá gerar mais 600 postos de trabalho, entre os diretos e indiretos.

Ficou acertado que permanece entre o grupo e o governo do Estado novas trocas de informações. Também participaram da reunião os consultores Alejandro Patlis e Miguel Bosch, o secretário-adjunto, Wilson Gonçalves e os superintendentes de Agricultura e Pecuária e de Indústria e Comércio da Seprotur, João Carlos Krug e Jonathas Camargo, respectivamente.



Dourados News

SIGA-NOS NO Google News