Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

FPF se pronuncia a respeito das arbitragens

30 de setembro de 2005 - 10:20

A Federação Paulista de Futebol abre hoje seu site, com o pronunciamento do presidente da entidade, sobre as irregularidades cometidas, segundo a Polícia Federal e o Ministério Público, com relação às arbitragens. Leia a nota:

Diante do triste episódio envolvendo a arbitragem do Estado de São Paulo pude, em todos os meios de comunicação, externar a minha indignação. Mas acredito também que não se pode colocar toda a classe da arbitragem sob suspeita. Os envolvidos neste caso devem ser punidos e banidos do futebol mundial. Devem pagar pelos crimes cometidos contra os torcedores e o próprio futebol. Solidarizo-me aos milhares de brasileiros que perplexos assistem este lamentável fato.

Estamos aprimorando, a cada dia, o Departamento de Arbitragem. Partindo desta premissa, desde 2003, tomamos as seguintes providências:

A Federação Paulista de Futebol está aberta a todo e qualquer órgão de comunicação;

Mudamos a composição da Comissão de Arbitragem com a inclusão de novos membros indicados pelos sindicatos dos atletas, dos árbitros, dos clubes e pela própria entidade. Desde janeiro, o presidente da Comissão passou a ser o Sr. Fran Papaiodanou, um empresário conceituado e bastante respeitado no meio esportivo;

Os árbitros e assistentes passaram a utilizar a bandeira eletrônica em todas as partidas, para que pudessem interagir da forma mais precisa possível;


Os árbitros paulistas foram orientados para que indicassem o acréscimo de forma visível, deixando bastante claro o tempo a mais que seria dado à partida;

Criamos um sistema de informática (e-árbitros), em que os profissionais ao término da partida enviem seus relatórios, on-line, ao site da FPF para que os interessados tenham acesso imediato;

Realizamos todos os anos a pré-temporada para avaliação e orientação dos árbitros que apitarão os campeonatos organizados pela entidade.

Em todas as partidas da Série A1 há um observador da entidade que faz um relatório da atuação da equipe de arbitragem. Estes observadores, também, aleatóriamente, comparecem aos jogos das demais divisões.

Após a constatação de atos ilícitos por parte de árbitros de São Paulo, a Federação Paulista de Futebol entendeu por bem criar uma Corregedoria da Escola de Árbitros e da Comissão de Arbitragem que terá como diretor o Dr. Bento da Cunha, advogado e ex-membro do Tribunal de Justiça Desportiva.

Apesar de todos os cuidados que a Federação Paulista de Futebol vem tomando no que diz respeito à seleção de árbitros e a escala de arbitragem, não se conhece mecanismo que possa controlar o caráter dos homens.

A Federação Paulista de Futebol reafirma seu compromisso de transparência e lisura com todos aqueles que pregam a honestidade e a organização do futebol brasileiro. Continuaremos a trabalhar para que fatos lamentáveis como estes não voltem a se repetir.

Marco Polo Del Nero

SIGA-NOS NO Google News