Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/04/2014 13:20

Fototerapia também é eficaz em depressões não sazonais, revela estudo

Assessoria

Exposição à luz fluorescente, em doses corretas, surte efeito positivo também em quadros de depressão não relacionados aos tipos sazonais. A pesquisa, que acaba de ser apresentada pelo canadense Raymond Lam durante o 10º Congresso Internacional do Cérebro, Comportamento e Emoções, revelou que pacientes depressivos, sem associação sazonal, que receberam tratamentos por meio da fototerapia, tiveram melhoras mais expressivas.

O experimento do pesquisador da Universidade de British Columbia dividiu os pacientes em quatro grupos, cada um recebendo um tipo de tratamento. Os melhores resultados foram constatados nos indivíduos que receberam
cuidados combinados, com fototerapia e o uso de antidepressivos. Os pacientes submetidos apenas à medicação, sem a exposição à luz com intensidade de dez mil lux (unidade de luz), apresentaram piores desempenhos.

De acordo com Lam, um dos motivos que pode levar a esses resultados é o funcionamento do ciclo circadiano - período de 24 horas que determina o funcionamento biológico. Além do relógio interno do corpo, o ciclo também é regulado pelo ambiente externo e influencia o ritmo corporal e psicológico. Por isso, fatores como poucas ou muitas horas de sono,
alimentação inadequada e falta de prática de exercícios assim como insuficiente exposição à luz podem causar uma disfunção no ciclo e acentuar quadros de depressão. Estudos que investigam a eficácia do tratamento luminoso podem trazer uma nova perspectiva para pacientes que apresentam o problema.

ENTENDA A DEPRESSÃO SAZONAL

A depressão sazonal acontece com mais frequência durante os meses frios do ano. Isso porque os dias têm curtos períodos de luminosidade, afetando a liberação de melatonina. "A luz suprime o hormônio, que é responsável por regular o sono e é produzido no escuro", explica Mário Juruena, pesquisador da Faculdade de Medicina da USP. As condições climáticas também levam à diminuição da serotonina, responsável por regular o humor, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal e outras funções do corpo. O nível do neurotransmissor é elevado a partir da exposição à luz brilhante. Juruena destaca que a patologia é mais frequente nas partes do mundo afastadas da linha do Equador. "No sul do Brasil também existem casos de depressão sazonal, já que os dias de inverno são mais curtos", afirma.

SOBRE O CONGRESSO

Neste ano, o 10º Congresso Internacional do Cérebro, Comportamento e Emoções foi realizado em Montreal, no Canadá, e reuniu cerca de 2 mil profissionais de saúde, de vários países, para compartilhar experiências, conhecer realidades diferentes e interagir com as principais referências em neurologia e psiquiatria da atualidade. Durante os três dias de discussão, os congressistas apresentaram o que a ciência oferece de mais atual e promissor para áreas como Alzheimer, depressão, envelhecimento cerebral saudável, fatores de risco para o desenvolvimento de doenças relacionadas à saúde mental, o impacto do trauma na infância, além de outros assuntos relevantes para a
qualidade de vida da população.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)