Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/03/2016 08:39

Fotogaleria: Um cometa passou de “raspão” pela Terra

Midiamax
Foto: MidiamaxFoto: Midiamax

Um cometa passou de “raspão” pela Terra hoje (22) às 11:30, segundo a Nasa. Chamado de P/2016 BA14, o astro ficou a apenas 3,5 milhões de quilômetros do planeta – nove vezes a distância até a Lua.

Isso torna o “quase encontro” o terceiro mais próximo da história recente – ele só perde para o Lexell D/1770 L1, que passou a 2,2 milhões de quilômetros da Terra e o C/1983 H1.

Em termos de distância no universo, o cometa passou muito perto do planeta. No entanto, ele é relativamente pequeno (230 metros de diâmetro) e, por isso, não pode ser visto a olho nu.

Os cientistas da agência espacial acreditam que o pequeno tamanho do astro se deve ao seu possível despreendimento de outro cometa, o 252P / LINEAR, que passou ontem (21) perto da Terra.

"Talvez durante uma passagem pelo sistema solar ou durante uma aproximação por Júpiter, um pedaço possa ter se desmembrado do 252P e originado o BA14", comenta a Nasa em um comunicado.

Isso pode ter acontecido, pois cometas são feitos, basicamente, de pedaços de gelo, rocha e compostos orgânicos. "Nós descobrimos que os cometas são coisas relativamente frágeis em 1993, quando o cometa Shoemaker-Levy 9 foi encontrado e seus pedaços foram ligados a um sobrevoo de Júpiter”.

A Nasa confirmou que a aproximação do P/2016 BA14 não foi uma ameaça para a humanidade. “Em vez disso, é uma excelente oportunidade para o avanço científico no estudo de cometas”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)