Cassilândia, Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021

Últimas Notícias

14/11/2020 08:04

Fotogaleria - Itajá e Aporé se unem para comemorar

O aniversário é no mesmo dia

Redação
Aporé - Foto: Portal FériasAporé - Foto: Portal Férias

Os municípios de Itajá e Aporé estão comemorando hoje 62 anos de emancipação política e adminstrativa. Parabéns.

Itajá é um município brasileiro no extremo sul do estado de Goiás. Localiza-se a uma latitude 19º04’03” sul e a uma longitude 51º32’40” oeste, estando a uma altitude de 442 metros. Sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 5 005 habitantes em 2014.
Possui uma área de 2557,7 km².

O povoamento de Itajá iniciou-se em 1947, com a formação da fazenda Coqueiros, às margens do Ribeirão São João, por Sebastião Alexandre de Freitas, vindo de Campina Verde – Minas Gerais.
As primeiras construções, na beira da estrada Aporé/Itarumã/Lagoa Santa, constituiram-se de um armazém e uma farmácia, do pioneiro. Esse ponto comercial, aliado à facilidade de aquisição de terras férteis, atraiu para a região numerosas famílias que ali construiram casebres de pau-a-pique, cobertos de palha, formando o arruamento e traçado do povoado que se denominou “São João”, em decorrência do ribeirão local.
Pelo progresso alcançado, em 7 de agosto de 1953, pela Lei nº 172, o povoado passou a distrito, pertencente a Jataí.
Pela Lei Estadual nº 2091, de 14 de novembro de 1958, o Distrito de São João foi elevado à categoria de município, dando-se a instalação em 1º de janeiro de 1959, com o topônimo “Itajá”, que representa uma inversão de “Jataí”, em homenagem à cidade-mãe da qual se emancipou. (Por Guia do Turista)

Aporé

Localizado na região Sudoeste do Estado, o município de Aporé, que cultua os nomes de João Nunes, Ezequias Silva Leite e de José Lopes como seus fundadores e pioneiros, foi emancipado em 14 de novembro de 1958. Com 3.457 habitantes, Aporé está a 440 quilômetros de Goiânia, próximo à divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul.
Sua base econômica é a agricultura (soja, milho e arroz) e a pecuária leiteira. O município possui ainda indústria frigorífica e cerâmica.
Aporé, que tem na Ilha do Pescador o seu principal ponto turístico, realiza anualmente a Festa do Peão, uma das mais concorridas da região e a Festa de Santo Agostinho, o padroeiro.
Servido pelas GOs 302 e 070, está localizada às margens do rio Aporé. O município teve origem no antigo Distrito do Corrente, pertencente a Jataí. Aporé foi fundada pelo paraibano João Nunes, que promoveu um loteamento urbano e doou terra à Igreja do Divino Espírito Santo para a formação do patrimônio.
Em 12 de março de 1994, o povoado foi elevado a Distrito e em 14 de novembro de 1958 ganhou a condição de município. (Por Cidades de Goiás)

Itajá - Foto: Cidades de GoiásItajá - Foto: Cidades de Goiás
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 26 de Fevereiro de 2021
Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)