Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fotogaleria - Itajá e Aporé se unem para comemorar

O aniversário é no mesmo dia

Redação - 14 de novembro de 2020 - 08:04

Aporé - Foto: Portal Férias
Aporé - Foto: Portal Férias

Os municípios de Itajá e Aporé estão comemorando hoje 62 anos de emancipação política e adminstrativa. Parabéns.

Itajá é um município brasileiro no extremo sul do estado de Goiás. Localiza-se a uma latitude 19º04’03” sul e a uma longitude 51º32’40” oeste, estando a uma altitude de 442 metros. Sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 5 005 habitantes em 2014.
Possui uma área de 2557,7 km².

O povoamento de Itajá iniciou-se em 1947, com a formação da fazenda Coqueiros, às margens do Ribeirão São João, por Sebastião Alexandre de Freitas, vindo de Campina Verde – Minas Gerais.
As primeiras construções, na beira da estrada Aporé/Itarumã/Lagoa Santa, constituiram-se de um armazém e uma farmácia, do pioneiro. Esse ponto comercial, aliado à facilidade de aquisição de terras férteis, atraiu para a região numerosas famílias que ali construiram casebres de pau-a-pique, cobertos de palha, formando o arruamento e traçado do povoado que se denominou “São João”, em decorrência do ribeirão local.
Pelo progresso alcançado, em 7 de agosto de 1953, pela Lei nº 172, o povoado passou a distrito, pertencente a Jataí.
Pela Lei Estadual nº 2091, de 14 de novembro de 1958, o Distrito de São João foi elevado à categoria de município, dando-se a instalação em 1º de janeiro de 1959, com o topônimo “Itajá”, que representa uma inversão de “Jataí”, em homenagem à cidade-mãe da qual se emancipou. (Por Guia do Turista)

Aporé

Localizado na região Sudoeste do Estado, o município de Aporé, que cultua os nomes de João Nunes, Ezequias Silva Leite e de José Lopes como seus fundadores e pioneiros, foi emancipado em 14 de novembro de 1958. Com 3.457 habitantes, Aporé está a 440 quilômetros de Goiânia, próximo à divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul.
Sua base econômica é a agricultura (soja, milho e arroz) e a pecuária leiteira. O município possui ainda indústria frigorífica e cerâmica.
Aporé, que tem na Ilha do Pescador o seu principal ponto turístico, realiza anualmente a Festa do Peão, uma das mais concorridas da região e a Festa de Santo Agostinho, o padroeiro.
Servido pelas GOs 302 e 070, está localizada às margens do rio Aporé. O município teve origem no antigo Distrito do Corrente, pertencente a Jataí. Aporé foi fundada pelo paraibano João Nunes, que promoveu um loteamento urbano e doou terra à Igreja do Divino Espírito Santo para a formação do patrimônio.
Em 12 de março de 1994, o povoado foi elevado a Distrito e em 14 de novembro de 1958 ganhou a condição de município. (Por Cidades de Goiás)

Itajá - Foto: Cidades de Goiás
Itajá - Foto: Cidades de Goiás

SIGA-NOS NO Google News