Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fotogaleria: câmera flagra onça em reserva e pesquisador brinca: “nota 10”

Campo Grande News - 09 de fevereiro de 2016 - 18:00

Onça parda foi fotografada ontem (8) no Parque Estadual das Varzeas do Rio Ivinhema (Foto: Divulgação)
Onça parda foi fotografada ontem (8) no Parque Estadual das Varzeas do Rio Ivinhema (Foto: Divulgação)

Elas estão em diversas regiões do Estado e quem trabalha nas unidades de conservação já está acostumado com a aparição de animais silvestres, mas um novo contato ou uma simples foto de uma onça é motivo de espanto e comemoração.

Pesquisadores do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema publicaram no Facebook a foto de uma onça-parda, flagrada ontem (8) por uma das câmeras usadas para monitorar os animais da reserva. Com a foto, o post: “Olha só quem nossa armadilha fotográfica flagrou desfilando nesse Carnaval. Quesito beleza, NOTA, 10!”.

Em pouco tempo, seguidores acrescentaram dando nota máxima também nos quesitos sustentabilidade, saúde e evolução. De fato, o registro é motivo de comemoração, pois o parque já foi vulnerável a ações do homem, prejudicando a fauna e a flora.

A região abriga um dos últimos trechos da bacia do Rio Paraná que não teve represamento, segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O local já foi alvo de pescadores, mesmo tendo a pesca proibida e incêndios também ameaçavam a vida animal, segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), que instalou um posto na área, há mais de dez anos.

“O parque tem uma importância muito grande, porque tem animais de quase todas as espécies do Estado e as onças que vivem soltas são monitoradas. Antes da instalação do posto, ocorriam muitos crimes ambientais, pois área é muito afastada, mas agora a fiscalização é diária”, comenta o major da PMA, Edmilson Queiroz.

Criado há 17 anos, o parque abrange os municípios de Taquarussu, Jateí e Naviraí, a cerca de 360 quilômetros de Campo Grande. São 73,3 mil hectares, onde os animais vivem livres e pesquisadores observam, a fim de proteger a vida silvestre na região.

Veado, cachorro do mato, macaco, cateto, anta, lobinho, cervo, periquito, jacaré, tuiuiu, cobra, gato palheiro; além dos cenários compostos por plantas e rios já caíram nas lentes dos pesquisadores e foram publicadas na página facebook.com/parqueestadualvarzeasivinhema.

SIGA-NOS NO Google News