Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fotogaleria: calor mata 5 mil frangos em José Bonifácio

Diário da Região - 17 de outubro de 2015 - 13:20

Fotogaleria: calor mata 5 mil frangos em José Bonifácio

Uma queda de energia provocou a morte de pelo menos 5 mil frangos de granjas, ontem, em José Bonifácio. Sem energia para alimentar os geradores que refrescam o ambiente, a temperatura em uma das granjas chegou a 56ºC. Foi necessário usar trator para retirar as aves mortas. O criador de frango José Frachin diz que a queda de energia é constante, mas as altas temperaturas de ontem potencializaram o problema.

Ontem, os termômetros marcaram 38ºC na cidade. Na propriedade de Franchin, 2,5 mil aves morreram. “Não foi só neste dia. Também faltou energia na semana passada. Fiquei 48 horas sem força”, diz o avicultor.

Frachin diz que ligou a CPFL (0800 10 10 10), mas a situação não foi resolvida imediatamente. “Antigamente, a responsabilidade de fazer a manutenção na rede de distribuição era nossa. Quando acabava a energia, a gente dava um jeito, mas a CPFL assumiu o serviço e não consegue nos atender”, reclama o avicultor.

Outro avicultor prejudicado foi Wagner Bertati, que perdeu quase 3 mil aves. Revoltado, registrou boletim de ocorrência contra a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Para driblar a constante falta de energia, os produtores de rurais tem usado a criatividade para não sofrer prejuízo.

Guilherme Hebeler, que cria gado de leite, usa garrafas com gelo para manter os galões de leite refrigerados. “Nem sempre funciona. Dia desses, acabou a energia por muito tempo e o gelo não aguentou. Perdi 1,3 mil litros de leite”, disse. A CPFL não respondeu os pedidos de entrevistas até o fechamento desta edição.

SIGA-NOS NO Google News