Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

20/01/2018 07:45

Fotogaleria - Alcinópolis cria a Casa da Memória

Assessoria
Fotogaleria - Alcinópolis cria a Casa da Memória

Com o objetivo de desenvolver atividades relativas à produção, preservação, divulgação e discussão da memória histórica, política, social e cultural de Alcinópolis, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com a aprovação da Câmara Municipal, por meio da Lei Nº 425/2017, criou a Casa da Memória “Sebastião Nairo Barcelos”.

A criação do local tem como intuito construir acervos documentais, bibliográficos e fotográficos relativos ao município e a sua gente, promover o conhecimento do patrimônio material e imaterial, além de desenvolver e impulsionar experiências educativas aos diferentes tipos de aprendizagem, por meio da realização de projetos de mediação socioeducativas, ateliês para grupos escolares, familiares e outros.

Segundo a secretária municipal de Educação, Márcia Izabel de Souza, a criação da Casa da Memória é um sonho antigo e a escolha do nome tem tudo a ver com um homem que lutou para preservar e manter viva as histórias de Alcinópolis e de seu povo.

A Casa da Memória contribuirá também para desenvolver e implementar formas de colaboração com outras instituições relacionadas com a formação profissional e a investigação científica e tecnológica relativas às suas áreas de foco, tanto em nível nacional, como internacional. “Teremos também a possibilidade de elaborar e desenvolver planos, programas, projetos e atividades relacionadas ao patrimônio material e imaterial de Alcinópolis”, garantiu a secretária.

O prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva afirmou que a Casa da Memória é importante para que a população encontre no local a história do município representada por meio dos objetos, fotos e tantas memórias. “O local está repleto de belas lembranças. Convido toda a população para que faça uma visita”.

Acervo

Recentemente, Josimar Miranda, antigo diretor de Cultura de Alcinópolis e que hoje reside em Coxim, realizou a entrega de alguns artefatos pré-históricos encontrados na região de Alcinópolis e doados ao município por Nilo Peçanha, do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari). “Josimar havia guardado o material para que o mesmo não se perdesse, com a criação da Casa da Memória, concretizou a devolução das peças”, explicou a Secretária Márcia Izabel.

Onde fica?

Apesar de ser administrada pela Secretaria Municipal de Educação, a Casa da Memória está localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, na Rua Olegário Barbosa da Silveira, nº 1344, Bairro São Pedro.

 

Matéria da assessoria da Prefeitura

Fotogaleria - Alcinópolis cria a Casa da Memória
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)