Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Foto: Cão obeso faz esteira para emagrecer 20 kg

G1 - 02 de outubro de 2014 - 14:46

O vira-lata obeso resgatado de uma lanchonete localizada na BR-364, em Mato Grosso, deu início nesta semana aos exercícios físicos para emagrecer. Segundo os veterinários responsáveis pelo tratamento do animal, 'Bolinha' deverá fazer caminhada em uma esteira aquática duas vezes por semana, com duração de 4 a 5 minutos cada sessão. De porte médio, o animal perdeu dois quilos desde que foi levado para uma clínica veterinária particular da capital, no dia 17 de setembro. O peso atual dele é de 34,3 kg, quando o ideal seria entre 10 kg e 15 kg.

A primeira sessão na esteira foi realizada na segunda-feira (29). “Alguns animais estranham, mas isso não aconteceu com ele, que se adaptou bem”, disse a médica veterinária Fernanda Viccini. Antes de iniciar o tratamento com atividade física, Bolinha passou por exames que detectaram que o cão está saudável. Mas, ele ainda deve passar por nova bateria de testes, com o intuito de saber se ele sofre de algum tipo de alteração hormonal.

Diferentemente dos primeiros dias, quando não estava comendo e bebendo direito por ter estranhado a mudança de lar, Bolinha agora se alimenta com uma ração específica para cães obesos, três vezes por dia. E já consegue se locomover com mais facilidade. “Ele está progredindo muito bem. Interage com outros cães, está andando sem tanta dificuldade, abana o rabinho pra todos”, elogia Fernanda.

O animal deve começar a fazer fisioterapia ainda nesta semana, com a intenção de fortalecer as articulações, sobrecarregadas por causa do excesso de peso. E, apesar dos progressos, o vira-lata continua dormindo dentro de um dos consultórios da clínica, que fica com o ar-condicionado ligado, para amenizar o forte calor que tem feito na cidade nas últimas semanas, com temperaturas de quase 40º C.

Resgate

Bolinha foi abandonado em um posto de combustíveis entre as cidades de Campo Novo dos Parecis e Tangará da Serra, há 12 anos, e acabou virando o mascote da lanchonete do estabelecimento. Porém, acabou engordando demais depois que os clientes começaram a dar comida pra ele.

Ao saber da história do animal publicada pelo G1, a ONG Organização de Proteção Animal de Mato Grosso (OPA-MT) foi até a localidade fazer o resgate do cachorro, que foi liberado pelo dono do posto - que se diz responsável pelo cão - com a condição que seja devolvido após o tratamento.

Em Cuiabá, Bolinha foi levado para uma clínica localizada na Avenida Carmindo de Campos. O tratamento dele será pago por meio de doações que podem ser feitas diretamente na clínica ou por meio da ONG OPA-MT.

'Bolinha' faz caminhadas em uma esteira aquática  (Foto: Fernanda Viccini/G1)
'Bolinha' faz caminhadas em uma esteira aquática (Foto: Fernanda Viccini/G1)

SIGA-NOS NO Google News