Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fósforo pode auxiliar cultivo de soja

Agência Notisa - 26 de outubro de 2009 - 17:14

Pesquisa mostra que a suplementação de fósforo na adubação de cultivares específicos resulta em redução parcial dos efeitos da deficiência hídrica.



De acordo com estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), a suplementação de fósforo na adubação de G. max do cultivar 'Embrapa 48' pode resultar em redução parcial dos efeitos da deficiência hídrica. No entanto, em relação à biomassa do sistema radicular, foi detectado pela pesquisa um efeito mitigador da substância nas plantas com deficiência hídrica. O trabalho foi realizado por Rérold Samuel Firmano, do Laboratório de Ecofisiologia Vegetal (Ecolab) da Unoeste, e colegas, e foi veiculado na edição de outubro de 2009 da Ciência Rural.



Para colheita de dados, os pesquisadores declaram que foi conduzido um experimento que avaliou “a cultivar 'Embrapa 48' (Glycine max (L.) Merr.), que é proveniente do cruzamento entre Davis x Paraná x IAS 4 x BR 5”. A variedade, segundo eles, “tem crescimento determinado e maturação superprecoce, com ciclo médio de 115 dias, além de possuir resistência e tolerância a diversas doenças (Embrapa Soja, 2007)”. Detalhando o experimento eles comentam que “após o estabelecimento das plântulas, mantidas até então sob irrigação com 100% de reposição da água evapotranspirada, foi realizado um desbaste deixando apenas uma planta por vaso. Após a formação do primeiro par de folhas totalmente expandidas, foi iniciado o processo de indução de deficiência hídrica a partir da evaporação de um minitanque Classe A. As plantas em cada tratamento foram separadas em grupos, recebendo 100% ou 25% de reposição da água evapotranspirada diariamente”.



Entre os resultados do levantamento, Rérold e colegas revelam que “de forma geral, um aumento da suplementação de fósforo (P), sobretudo com a aplicação do equivalente a 200kg ha-1 de P, tendeu a aumentar a biomassa nas plantas que receberam reposição de 100% da água evapotranspirada. Entretanto, entre as plantas cultivadas sob deficiência hídrica, não houve diferença significativa entre a produção de biomassa das partes analisadas em resposta às doses de P, exceto em relação à biomassa da raiz onde as plantas que foram suplementadas com P apresentaram valores significativamente maiores em relação às plantas sem adição de P”. Eles acrescentam: “todavia, isso não impediu uma redução de biomassa em relação às plantas bem irrigadas”.



Os pesquisadores afirmam que “a hipótese de que o fósforo poderia atuar com um agente mitigador dos efeitos da deficiência hídrica sobre o crescimento e a fotossíntese de soja da cultivar 'Embrapa 48' foi parcialmente corroborada. A suplementação de P contribuiu para mitigar os efeitos da deficiência hídrica em relação à assimilação líquida de CO2, comparado-se com plantas que não receberam P adicional”; mesmo assim, “tais efeitos não foram suficientes para conferir maior estabilidade à produção de biomassa nas vagens. Por outro lado, houve uma tendência de uma maior estabilidade na biomassa do sistema radicular, nas plantas suplementadas com P”, concluem.

Para ler o artigo na íntegra, acesse http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000700003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt














O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos ou informações com autoria

SIGA-NOS NO Google News